Pela aprovação do projeto de fechamento das varandas
No último dia 27, o vereador Carlo Caiado participou de uma reunião com moradores e síndicos dos condomínios Portal da Barra e Barra Allegro para falar sobre o fechamento de varandas. A Prefeitura vem cobrando taxas altíssimas de quem se utiliza de vidros para proteger sua varanda, ação que sempre foi muito criticada por Caiado. Ele é o autor de um Projeto de Lei Complementar que permite o fechamento por dispositivo retrátil, desde que haja a concordância do condomínio e não represente aumento da área do imóvel. Além disso, caso o PLC de Caiado seja aprovado, não haverá qualquer cobrança adicional, visto que o morador já paga o IPTU.
Os moradores, ainda com muitas dúvidas quanto ao projeto, e muito revoltados quanto às cobranças, receberam o vereador com grande atenção e apoiaram a aprovação do PLC. Eles estão apoiando o movimento para que o projeto seja votado o mais rápido possível e se comprometeram a cobrar dos demais vereadores.
Caiado informou que o projeto será colocado em votação ainda este ano e está conversando com o prefeito para que o mesmo apoie e sancione. O vereador disse ainda que a regularização das varandas tem sido um tema sério e recorrente, que já chegou à Justiça. No mês de junho, o PLC de Caiado embasou uma decisão judicial favorável. Uma moradora da Zona Sul entrou na Justiça na tentativa de regularizar o fechamento de sua varanda e o Judiciário reconheceu o direito dos proprietários. Os moradores ainda têm o processo pela frente, mas a discussão aponta para a importância de se aprovar o PLC 10 A/2005.
Pela extensão imediata da Linha 4 do Metrô
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Linha 4 do Metrô, o vereador Carlo Caiado vem participando de diversas ações para garantir que o trajeto até a Barra seja feito da melhor forma possível, com serviço de qualidade para todos os usuários. A luta de Caiado é para que o metrô seja estendido até o Terminal Alvorada, podendo seguir depois em direção ao Recreio, e para que não seja construído um terminal rodoviário no Jardim Oceânico.
Para o vereador, a Barra e o Recreio representam as áreas que mais crescem no município do Rio. Sendo assim, a região merece uma linha de metrô específica, que não seja uma continuação da linha 1.
Praça Pimentinha: abandono e insegurança
Tem sido complicado transitar à noite pela Praça Pimentinha, seja pela iluminação precária ou pela insegurança no local. Menores de rua se aglomeram no local para usar drogas e praticar pequenos furtos. Com a falta de ações públicas e fiscalização, estes problemas só aumentam.
Atendendo ao pedido dos moradores, o vereador Carlo Caiado enviou um ofício à Secretaria Municipal de Assistência Social e uma indicação à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos solicitando que as medidas cabíveis sejam tomadas de forma a resolver o problema.
Desordem no Itanhangá
O estacionamento irregular e o excesso de velocidade dos veículos que trafegam pela estreita Rua Itália Fausta, no Itanhangá, vêm sendo alvo de reclamações constantes dos moradores do entorno.
Desta forma, o vereador Caiado solicitou a instalação de plaqueamento e quebra-molas, e maior atuação da Guarda Municipal no local. Caiado encaminhou ofícios aos órgãos competentes para que o tráfego de veículos no local volte a fluir, dando mais conforto e tranquilidade aos moradores.
Fumacê minimiza incômodo no Jardim Oceânico
O vereador Carlo Caiado esteve com os responsáveis pela obra da Linha 4 do Metrô para apresentar as reclamações dos moradores da Avenida Fernando de Matos, que estão enfrentando problemas em decorrência do fechamento de um canal existente no local. Um ofício também foi encaminhado à Secretaria Estadual de Transportes relatando o problema e solicitando soluções.
Segundo moradores, a obra está bloqueando o fluxo de água e o canal não está mais recebendo a água do mar. Sendo assim, nos últimos meses, uma grande quantidade de lixo tem se acumulado, exalando mau cheiro e atraindo mosquitos.
Após a conversa, os responsáveis providenciaram a passagem de carros fumacê uma vez por semana e a instalação de bombas para renovar a água do canal. Eles também garantiram que, com o término da obra, a situação será normalizada.
Tijuquinha sofre com falta de ordenamento urbano
Construções irregulares estão surgindo de forma constante, sem que haja intervenção alguma do poder público. Na Estrada da Barra da Tijuca, esquina com Rua Estrela Dalva, quitinetes vem sendo construídas sem nenhuma fiscalização. Além disso, veículos parados sobre as calçadas e material de construção tornam-se obstáculos para os pedestres.
O vereador Caiado enviou um ofício à Secretaria Municipal de Urbanismo solicitando uma vistoria no local.