Comunidade do Meringuava está mais próxima da urbanização
Um projeto de lei, apresentado pelo vereador Carlo Caiado, declara a Comunidade do Meringuava como Área de Especial Interesse Social no município do Rio. O PL já foi aprovado em primeira discussão e, agora, aguarda a segunda votação.
Os moradores da região estão muito animados e gratos ao vereador, já que, com a lei, a comunidade passará a receber obras de infraestrutura e urbanização.
Macrodrenagem preocupa moradores da Taquara
Os moradores que residem às margens do Rio Grande pediram ao vereador Carlo Caiado que obtenha informações precisas sobre a obra de drenagem, que, embora já tenha sido licitada, ainda não começou. Nenhum esclarecimento sobre como o problema será resolvido foi feito aos moradores.
Caiado encaminhou um Requerimento de Informações à Prefeitura pedindo o cronograma das obras e perguntando se haverá desapropriações.
Hospital não será desativado
O vereador Carlo Caiado informou, por meio desta newsletter, que moradores de Jacarepaguá estavam buscando informações sobre o Hospital Raphael Paulo de Souza. Existia a suspeita de que a unidade seria desativada, o que causou apreensão aos que vivem na região e se utilizam dos serviços médicos.
Na ocasião, o vereador encaminhou um Requerimento de Informações à Secretaria Municipal de Saúde questionando se havia a intenção de acabar com o hospital. Em resposta, foi informado que a unidade não será desativada. Segundo a secretaria, o hospital tem problemas estruturais, mas que estão sendo sanados aos poucos.
Moradores vão perder ponto de ônibus
Por conta das obras do BRT Transcarioca, a Prefeitura irá retirar as baias de ônibus dos dois lados da Praça Seca e o estacionamento, em frente ao condomínio do Ipase. O local está na rota do corredor expresso e o dado foi confirmado na resposta de um Requerimento de Informações, encaminhado pelo vereador Caiado, no mês de agosto.
Como presidente da Comissão Especial da Transoeste e Transcarioca, Caiado questiona como vão ficar os moradores durante a obra e como eles terão acesso ao transporte público. Além disso, moradores do Ipase querem saber onde vão poder estacionar, já que a área em frente ao condomínio se transformou em um canteiro de obras.
Limpeza do Canal do Anil
Em fevereiro de 2009, a Prefeitura deu início à limpeza do Canal do Anil, orçada em R$ 915 mil. Mas, desde então, o local não voltou a receber manutenção. Sendo assim, Caiado questionou a Prefeitura para saber se o canal faz parte do Projeto de Macrodrenagem da Bacia de Jacarepaguá.
Na resposta, a Prefeitura diz que a última limpeza no Rio Anil foi realizada entre março e junho de 2010, e que o orçamento para a manutenção do local é de quase R$ 1,5 milhão. Entretanto, não foi informado sobre previsão de obras.
O vereador Caiado se compromete a continuar batalhando pela limpeza e conservação do curso d´água, por ter a certeza de que estes serviços são essenciais para a saúde e bem-estar dos moradores do entorno.