A infestação de mosquitos no Recreio dos Bandeirantes, ocasionada pela proliferação de gigogas nos corpos hídricos da região, tem sido motivo de inúmeras reclamações de moradores. Em novo ofício encaminhado à Prefeitura do Rio, o Vereador Carlo Caiado cobrou a manutenção e permanência dos serviços de retirada das gigogas no Canal das Taxas, em parte da Lagoa de Marapendi, na Lagoinha do Parque Municipal Chico Mendes e no Canal do Rio Morto, que margeia a Estrada Vereador Alceu de Carvalho, no Recreio dos Bandeirantes.
No documento encaminhado à Prefeitura, Caiado destaca a preocupação que o problema da proliferação de gigogas nos canais e lagoas do bairro volte a ficar de forma incontrolável, sendo importante a permanência do serviço de remoção.
O Vereador justificou novamente o referido pleito, visto que o aumento do número de gigogas por sobre o espelho d’água destes corpos hídricos, provoca um aumento e uma proliferação desenfreada de mosquitos no bairro, trazendo enormes desconfortos aos moradores do Recreio dos Bandeirantes. Soma-se a isso o fato de que os contratos para execução destes serviços são feitos de forma eventual, apenas para corrigir o problema quando este se agrava.
Caiado argumentou que diante disso, torna-se necessária as ações da Prefeitura, e a conclusão do Processo Administrativo n° 06/601.309/2016, no sentido de se buscar uma solução antecipada ao problema, que passa pela necessidade de manutenção dos serviços de retirada das gigogas nestes locais de forma permanente, com contratos de execução mais duradouros. “É importante, pois desta forma, teremos economia nos cofres públicos, evitando as ações emergenciais e de urgência, que demandam sempre custos maiores”, destacou Caiado.
Confira: