Em segundo encontro com moradores da Barra da Tijuca, Pezão reafirma compromisso com a região
Como havia prometido durante a campanha para o Governo do Estado, o governador reeleito Luiz Fernando Pezão se reuniu com moradores da Barra da Tijuca para reafirmar o seu compromisso com a região. Durante encontro promovido pelas associações de moradores e entidades da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e das Vargens, Pezão anunciou que vai levar o metrô até o Recreio, aumentar o efetivo de policiais do 31º Batalhão da PM, implantar o transporte lagunar de passageiros, promover a despoluição das lagoas da região, criar uma unidade de saúde de emergência primária, entre outras promessas firmadas durante a eleição.
Durante o evento, Pezão agradeceu o apoio do Vereador Carlo Caiado, durante a campanha eleitoral, tendo em vista que foi o candidato mais votado na região no primeiro e segundo turno.
Morro do Banco ganha Destacamento da PM
Conforme anunciado durante a campanha ao Governo do Estado e agora após reeleito, o Governador Pezão que atenderá um importante pleito, feito peloVereador Carlo Caiado, a pedido de moradores, para a implantação de um Destacamento do 31º Batalhão da Polícia Militar no acesso ao Morro do Banco, no Itanhangá.
A previsão é que esse destacamento seja montado até o final deste ano, com 60 policiais, vindos do 31º BPM. Essa é uma importante medida, que juntamente com o aumento do efetivo do batalhão, também anunciando por Pezão, vai agregar em uma melhor segurança para os moradores.
Caiado solicita melhorias em ilhas da Barra da Tijuca
Tendo em vista que as ilhas da Barra da Tijuca (Gigóia, Ilha Primeira, das Garças, da Fantasia, São Jorge, Pesquisa, e Ipê), se tornaram áreas de interesse social, através de lei aprovada pela Câmara de Vereadores, o Vereador Carlo Caiadosolicitou a diversos órgãos da Prefeitura, intervenções no local, promovendo melhorias como pavimentação das ruas, becos e vielas; implantação de áreas de lazer; recuperação dos decks de atracação dos barcos que fazem o transporte de passageiros, além de melhorias nos serviços de distribuição de água e recolhimento de esgoto.
Atendendo a pedidos de moradores, defendeu a aprovação deste projeto na Câmara de Vereadores. Através desta lei, a Secretaria Municipal de Urbanismo irá criar diretrizes urbanísticas específicas, relativas à implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano e formas de controle do crescimento desordenado.
Ruas internas do Jardim Oceânico sofrem mudanças viárias
No último mês, algumas ruas do Jardim Oceânico tiveram mudanças de sentido, por conta das obras do Novo Elevado Joá. A falta de sincronia e informações na hora da implementação dessas mudanças causaram transtornos aos moradores. Uma mudança em especial terá que ser revista, pois está obrigando os motoristas a enfrentarem, em horários de rush, um engarrafamento desnecessário na Av. do Pepê.
A Rua Tenente Airton Pereira foi transformada em mão única, obrigando quem vem pela Rua Júlio de Moura, a entrar na Av. do Pepê e seguir por mais de 100 metros para retornar na Rua Guedes da Fontoura.
Já ciente desse transtorno, o Vereador Carlo encaminhou um ofício à CET-Rio solicitando um maior planejamento nessas intervenções. pediu que a Rua Tenente Airton Pereira volte a ter mão dupla, no trecho entre a Rua Guedes da Fontoura e Rua Júlio de Moura.
Vereador solicita acesso direto de moradores do Itanhagá e Barrinha à nova ciclovia do Joá
O Vereador Carlo visitou as obras do Novo Elevado do Joá para acompanhar a execução do projeto. Durante a vistoria, acompanhado de técnicos da Prefeitura,Caiado sugeriu que fosse elaborado um acesso de moradores do Itanhagá e Barrinha, pela Rua Maria Luiza Pitanga, à nova ciclovia que está sendo construída no local.
Confira ofício enviado pela Vereador Carlo Caiado
Orla ganha novos sinais de trânsito
Atendendo a uma solicitação do Vereador Carlo Caiado, a CET-Rio começou a instalar os novos sinais de trânsito para travessia de pedestre na Orla da Barra da Tijuca. O pedido foi feito em virtude do crescimento do fluxo de veículos no bairro, especialmente no Jardim Oceânico, que aumentou consideravelmente o número de acidentes.
Caiado testemunhou um acidente no trevo de confluência entre a Av. Lúcio Costa / Av. Érico Veríssimo e Rua Afonso Taunay, devido ao excesso de velocidade e falta de sinalização. “Em pouco tempo parado no local, percebi a insegurança dos pedestres na travessia. Numa via como essa, é fundamental ter um planejamento adequado para atender pedestres e motoristas, pois só assim, evitaremos acidentes”, disse Caiado.
Novo viaduto será construído para atender o BRT até o Jardim Oceânico
Contrário à construção do BRT Lote Zero, interligando o Jardim Oceânico ao Terminal Alvorada, o Vereador Carlo Caiado tem acompanhado de perto o andamento das obras. A prefeitura readaptou o projeto original e um novo viaduto, com três faixas para veículos, será construído, ligando a Av. Américas à Armando Lombardi. Esta obra tem preocupado alguns moradores devido à proximidade com as novas pistas, conforme a foto que ilustra este texto. Caiado solicitou à Prefeitura uma cópia do projeto e questionou itens como impacto de vizinhança, bem como o custo final da obra.