Um dos parlamentares que mais legislam sobre a causa animal na Câmara de Vereadores do Rio, o Vereador Carlo Caiado homenageou nesta quarta-feira (18/10) um grupo de quatro mulheres, que se dedicam à proteção, cuidados e defesa dos animais.
Elaine Viana recebeu a medalha São Francisco de Assis, comenda concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa dos animais. Desde pequena tem demonstrado o seu carinho e o seu amor pelos animais. Já foi voluntária do “Abrigo da Lazica” em Jacarepaguá, também é voluntária na ONG Sociedade Zoófila Educativa (SOZED), é uma das fundadoras do grupo Mios &Latidos, juntamente com a protetora Catarina Ramos e outras protetores defensores desta nobre causa. Seu foco é a esterilização e a castração, medidas que visam reduzir o número de ninhadas.
A outra homenageada é Catarina Torres Alves de Almeida Ramos, que é professor. Trabalhou no Colégio da Providência, a primeira escola a realizar Campanha de Adoção, no ano de 2007. Atualmente é Professora no Colégio Sion, no Cosme Velho, onde realiza a Campanha de Adoção Responsável na Festa da Família, evento promovido pelo colégio desde 2013. Fundou o Grupo Mios e Latidos, juntamente com as parceiras Protetoras de Animais Elaine Vianna e Fátima Cristina Soares, de forma a proporcionar mais visibilidade aos animais resgatados pelo grupo.
Fátima Cristina Soares, outra homenageada, atua nas Colônias no Centro do Rio, no Campo de Santana e próximo delas. Também atua nas Comunidades dos bairros do Grajaú e de Vila Isabel, além de possuir um gatil com cerca de 39 gatos. Aprendeu a amá-los, respeitá-los e descobriu que são extremamente vulneráveis e frágeis quando se trata das doenças que arrancam a vida deles tão prematuramente como a Fiv (AIDS felina) e a Felv (leucemia felina).
Carin Temp, médica formada, começou sua jornada numa Clínica Popular Veterinária na Comunidade da Rocinha. Chefiou a Clínica Veterinária Mundo dos Bichos, no Bairro de Ricardo Alburquerque. Por muitos anos, liderou campanhas de conscientização e esterilização de animais no Rio e em outros estados, sobretudo Minas Gerais. Hoje, a Médica Veterinária é proprietária da Clínica Forte dos Animais, no bairro de Copacabana, e ainda realiza um brilhante trabalho voluntário, como Protetora dos Animais, e em auxílio ao trabalho realizado pela Protetora Eliane Vianna, promovendo a esterilização de animais nas Comunidades da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, ambos em Copacabana.
Caiado é autor leis em defesa dos animais como a Lei nº 6.143, que cria o Fundo de Proteção Animal no Município; a Lei n°6.003,que torna obrigatória a divulgação de telefones para denúncias de maus-tratos contra animais, bem como a legislação, que institui nas escolas municipais campanhas de orientação e conscientização de respeito aos animais.