Ao fim de cada ano, todos os vereadores apresentam, na Câmara Municipal, uma série de emendas ao orçamento do ano seguinte. São indicações do que precisa ser feito, nos mais diversos bairros da cidade, e que vão constar nos programas de trabalho da Prefeitura. Ou seja, são as emendas que dão um direcionamento extra ao funcionamento e organização dos órgãos para a realização de obras, construções, melhorias e projetos.
Neste ano, o vereador Carlo Caiado apresentou cerca de 830 emendas. Muitas são sugestões para problemas levantados por moradores como, por exemplo, vazamentos de água ou esgoto, trânsito intenso, urbanização de ruas, entre outros tipos de incômodos que, de tão essenciais, não podem ficar de fora do orçamento previsto pela Prefeitura.
Com o excesso de trabalho, o gabinete de Caiado acabou apresentando duas emendas equivocadas, para obras que já estão sendo realizadas. Tal falha foi citada na reportagem do jornal O Globo de 07/12. Entretanto, o vereador corrigiu o problema, solicitando que as emendas fossem arquivadas.
“As emendas são ferramentas muito importantes. É a forma de colocarmos em prática a ligação direta que temos com os cidadãos da cidade, que nos procuram para solicitar melhorias para a sua região. Mesmo em um momento de se planejar o orçamento, que é quando temos que olhar para a cidade como um todo, aproveitamos para destacar as áreas e temas mais solicitados” – explicou Caiado.