O Rio de Janeiro sediará mais um grande evento. Antes da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade receberá, em 2013, milhares de pessoas para a Jornada Mundial da Juventude Católica. O anúncio foi feito pelo Papa Bento XVI no dia 21 de agosto, em Madri, na Espanha.
Especula-se que o encontro possa reunir um público maior do que o dos grandes eventos esportivos. Sendo assim, desde que a escolha da Igreja Católica foi informada, fica a dúvida se o Rio estará preparado para receber bem tantas pessoas. Preocupado com os preparativos para a Jornada da Juventude, o vereador Carlo Caiado criou, na Câmara Municipal, uma Comissão Especial para acompanhar o evento. Segundo ele, alguns pontos como hospedagem, transportes públicos, segurança e local para a realização do encontro precisam ser priorizados.
“O número expressivo de visitantes que deve chegar à cidade faz com que o evento mereça tanta atenção quanto a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Além disso, como país de maioria católica, muito nos honra termos sido escolhidos para sediar a Jornada. Portanto, precisamos prestar serviços de qualidade para que os visitantes tenham informação e conforto, e possam aproveitar esta experiência da melhor forma possível” – disse Caiado, que também é o presidente da Comissão.
A Comissão Especial que acompanha os preparativos para a realização da Jornada Mundial da Juventude Católica no Rio de Janeiro irá realizar audiências públicas com a participação da Igreja Católica para encaminhar sugestões e demandas à Prefeitura. Segundo Caiado, o grupo também irá cobrar do Executivo a execução de metas e obras.