Complexo Lagunar de Jacarepaguá
A recuperação do complexo é urgente e totalmente necessária para a saúde pública. Desde o seu primeiro mandato, o
Vereador Carlo Caiado vem lutando pela recuperação das lagoas.
O processo de despoluição implica, também, na execução de políticas públicas de saneamento básico, como por exemplo, obras na rede de esgoto em áreas formais e informais da Cidade.
Ano passado, Caiado assinou como testemunha, por ter contribuído no processo, no Termo DE COMPROMISSO entre a CEDAE e o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, com a interveniência da AGENERSA (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro), que visa mitigar o despejo de esgoto nos rios, lagoas e praias (corpos hídricos) na AP4 (Barra, Recreio e Jacarepaguá). Essa contrapartida foi uma das exigências incluída no contrato de concessão da Cedae.
Os compromissos
Na pratica, os compromissos ficam em torno dos seguintes itens:
-Despoluição das Lagoas.
– Diagnóstico de locais ainda não conectados à rede de esgoto, com divulgação de quem já foi notificado e multado por não ter conexão à rede de esgoto.
– Reforma de diversas Estações Elevatórias de Esgoto, evitando extravasamentos constantes.
– Implantação de gerador de energia elétrica nas Estações Elevatórias, para que não parem de funcionar por falta de luz.
– Implantação de Centros de Controle Operacional das Estações Elevatórias de Esgoto.
O Governo do Estado ainda não divulgou detalhes de como serão as intervenções, mas o Vereador Caiado já está cobrando um detalhamento.
Transporte Lagunar
A despoluição do Complexo Lagunar de Jacarepaguá vai permitir a implantação do transporte hidroviário na região, cumprindo a lei municipal nº 5.751/2014, de autoria do Vereador Caiado.
“Vamos acompanhar todo o processo a fim de garantir que as determinações firmadas no Termo de Compromisso sejam de fato executadas. Essa intervenção é prioritária para a Cidade”, ressalta Caiado.
Termo de compromisso