Através da Comissão Especial de Saneamento, presidida pelo Vereador Carlo Caiado, e devido à audiência pública realizada em junho, a CEDAE identificou cinco grandes pontos de despejo de esgoto no Canal das Taxas, no Terreirão.
Caiado acompanhou, hoje, a vistoria nos cincos locais, onde duas intervenções já haviam sido feitas. Os técnicos consistiram em retirar ligações irregulares nas galerias de águas pluviais que estavam recebendo, indevidamente, esgoto in natura em dois pontos da Av. Guiomar de Novaes: uma na esquina com a Rua Alberto Biachi e outra nas margens do Canal das Taxas. Esses pontos, que sofreram correção na ligação, recebem esgoto de diversas ruas do Terreirão, entre elas, a Rua Clementina de Jesus, parte da Rua do Arquiteto, Rua Roma, Rua Leon Eliachar, Rua Flávio de Aquino.
O terceiro local é em frente à loja de material de construção Os Carvalhos, também na Av. Guiomar de Novaes, esquina com a Rua HW; um grande afundamento da rua estava interrompendo o sistema de esgoto, que estava sendo lançando na galeria de águas pluviais. Essa obra estava sendo executada no momento da vistoria.
Esses três locais de despejo foram corrigidos e ligados ao sistema que passa na margem do Canal e encaminha o esgoto para a Estação Elevatória da Av. Gilka Machado. Também vistoriamos esse sistema, e estava em perfeito funcionamento. A CEDAE informou ainda que voltou a fazer a manutenção permanente dessa rede.
O quarto ponto vistoriado foi a galeria de águas pluviais da Rua da Chegada, que tem um trecho sem rede de esgoto e o recebe in natura de grande parte da Rua do Arquiteto, sendo despejado no Canal. Nesse local será feita uma obra da CEDAE em conjunto com a Prefeitura para concluir a rede e captar o esgoto que está indo indevidamente para o canal. Será coletado esgoto de aproximadamente vinte prédios da Rua do Arquiteto e Rua da Chegada.
Já o quinto ponto vistoriado foi na Rua Zelio Valverde, que recebe esgoto in natura das Ruas DW, EW e FW.
A CEDAE fará um projeto para a coleta desse esgoto no modo chamado de “tomada em tempo seco” e lançá-lo na rede existente às margens do Canal que vai para a Elevatória.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos avançado, em busca de melhorias do saneamento básico no Recreio e, principalmente, diminuindo a poluição no Canal das Taxas. Ano passado já conseguimos a reforma de estações elevatórias e a compra e instalação de segundas bombas, além da conectar dezenas de prédios ao sistema de esgoto através das vistorias da “força-tarefa”. Mais avanços estão por vir. Vamos em frente!”, enfatizou Caiado.