Uma reunião com lideranças comunitárias da Barra e do Recreio discutiu, no último dia 18, a questão do metrô na Barra da Tijuca. O projeto que está sendo traçado pelo governo do Estado foi apresentado e comentado pelo engenheiro e professor Fernando Mac Dowell, a pedido do vereador Carlo Caiado, que teme que as obras sejam entregues com graves prejuízos à população.
Mac Dowell falou sobre os problemas que o metrô vem sofrendo após a criação da Linha 1 A e alertou: “Existe o risco de um sério acidente por conta da convergência irregular, em forma de “Y”, que acontece na Estação Central. Além disso, as mudanças ocorridas no metrô fazem com que os trens das duas linhas circulem por um trecho da linha 1 e eles ainda precisam fazer uma manobra em Botafogo, local que não foi construído para isso”. Ele disse ainda que a existência da Linha 1 A atualmente inviabiliza o metrô para a Barra, qualquer que seja o projeto do governo do Estado. “Uma linha única tem gastos muito altos e excesso de passageiros. Vindo da Barra, ao chegar em Copacabana por exemplo, o trem já vai estar lotado. O ideal seria a construção de uma nova linha, a 4, e não a extensão da linha 1”.
Inauguração das obras
No sábado, dia 20 de março, o governo do Estado inaugurou o início das obras da linha 4 na Barra. O evento foi onde será construída a primeira estação da Barra – Jardim Oceânico, que deve ficar pronta em 2016. O vereador Carlo Caiado participou do evento e reconhece a importância do projeto para milhares de pessoas, que dependem do transporte público. Entretanto, Caiado espera que a questão não sirva para fins eleitoreiros. “Estarei atento para que tudo seja cumprido conforme prometido”. E atenta para que o projeto da linha 4, não se transforme em uma “extensão da linha 1”, já que o governo do Estado ainda não definiu o traçado na Zona Sul da cidade.