Com quase 3 mil pessoas presentes, foi realizada neste sábado uma manifestação pedindo a preservação das árvores da Praça Nossa Senhora da Paz. Ao menos 100 delas serão derrubadas para a construção de uma nova estação do metrô, em Ipanema.
O vereador Carlo Caiado, autor de um Projeto de Lei tombando a praça e que fora vetado pela Prefeitura, esteve presente apoiando a manifestação da população. “Não somos contrários ao metrô e sim contrária à derrubada das árvores e a destruição da praça. O ideal seria a construção de uma estação que afete o local e seus frequentadores” – afirmou Caiado.
Foi exposto um “Varal acima-assinado” contendo 12 mil assinaturas de pessoas contrárias à derrubada das árvores, que se indignaram com a ação arbitrária tanto do Governo do Estado, responsável pela mudança do traçado do metrô e pela construção que irá danificar a praça, quanto da Prefeitura que conseguiu articular na Câmara dos Vereadores para que o veto ao projeto de tombamento do vereador Caiado fosse mantido.
Durante a manifestação ocorreu um abraço à praça, e posteriormente os manifestantes percorreram as ruas Barão da Torre, Maria Quitéria e Visconde de Pirajá cantando o Hino do Rio de Janeiro.