Mais transparência, economicidade e preservação do meio ambiente. Com esse objetivo, o Vereador Carlo Caiado, a vice-presidente da Câmara, vereadora Tânia Bastos e o primeiro secretário, Rafael Aloísio Freitas, estiveram na última terça-feira (08/06) no Tribunal Regional Federal (TRF2) para assinar com o órgão um Termo de Cooperação Técnica na área de tecnologia, para a implantação do Processo Eletrônico na Câmara do Rio. Essa é mais uma das metas cumpridas, estabelecidas por Caiado ao assumir a presidência da Câmara de Vereadores. “É preciso modernizar, aperfeiçoar, economizar e principalmente, gerir o serviço público com transparência. Na prática, esse termo, põe fim ao papel na Câmara do Rio”, enfatizou o Vereador.
O acordo assinado vai permitir que a Câmara do Rio use o sistema Siga-Doc sem qualquer custo para a Casa. A ferramenta, criada pela equipe de tecnologia da informação do TRF2, possibilita a gestão de documentos em meio físico ou digitais, como expedientes e processos administrativos. O sistema é utilizado por diversos órgãos no Brasil, como a Infraero, a Finep, as Câmaras Municipais de São Paulo, Bauru e Bento Gonçalves, os governos dos estados de São Paulo e Mato Grosso, entre outros.
O presidente do TRF2, desembargador federal Messod Azulay Neto, destacou a importância da cooperação entre órgãos públicos de diferentes esferas para aprimorar a gestão e a prestação de serviços à população. “Quem tem que agradecer somos nós, por estarmos recebendo a oportunidade de ajudar uma Câmara que presta tantos serviços ao cidadão carioca”, afirmou.
Sustentabilidade
Além da transparência, o novo sistema visa assegurar uma maior efetividade da ação legislativa com segurança, rapidez, economicidade e sustentabilidade, ao reduzir o consumo de papel na Casa.