Os vereadores mais perto do povo: começou, nesta terça-feira (13/05), a segunda edição do projeto Praça da Cidadania, uma realização do Grupo Band com apoio da Câmara Municipal do Rio. Repetindo o sucesso do ano passado, a estrutura montada em frente ao Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, recebeu mais de 500 pessoas ao longo do primeiro dia. O público pôde tirar dúvidas, buscar orientação e apresentar sugestões de novas leis diretamente às 28 comissões permanentes da Casa e seus respectivos vereadores.
Praça da Cidadania.
José Gabriel Filho, 65 anos, saiu cedo de Costa Barros, onde mora, e chegou determinado a tirar o maior proveito possível da oportunidade de dialogar com as comissões da Câmara. O cozinheiro aposentado da Petrobras passou por quase todas as mesas montadas na praça e tirou dúvidas com os servidores.
“O que o povo está precisando é disso: que alguém realmente abra a porta para ouvir o que nós temos a dizer. Às vezes pode parecer pouca coisa, mas é um pouco que pode nos ajudar muito e fortalecer essa união da Câmara com a gente”, elogiou José.
Sandra Regina Rosa Coelho, 54 anos, também chegou de manhã à praça em busca de ajuda. A diarista conta que não tem conseguido trabalhar devido a fortes dores provocadas por sua condição de saúde. Ela foi atendida pela Comissão Permanente de Direitos da Pessoa com Deficiência.
“É uma iniciativa muito boa, que dá apoio a muitas pessoas que precisam. Agiliza muita coisa. Muitas pessoas não têm condições de ir atrás de informações por falta de tempo, por causa do trabalho. Esse apoio é fundamental”, afirmou Sandra. “Eu tenho fibromialgia e artrite reumatoide, preciso do auxílio do INSS e no momento não estou trabalhando devido às dores, que são insuportáveis no corpo todo. A comissão me atendeu e disse que vai fazer o possível para me encaminhar e orientar para que eu consiga o benefício.”
Já Marlene Nóbrega, 75 anos, é advogada e mora no centro do Rio. Ela trouxe diversas demandas para as comissões e apontou qual é o problema que mais a preocupa hoje na cidade. “Um dos primeiros assuntos que conversei hoje com os servidores da Câmara foi a questão dos imóveis abandonados. Isso é um grande risco para a cidade e esses imóveis podem até se tornar moradia para muita gente.”
O vereador Welington Dias (PDT), à frente da Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura, explicou para a advogada que a Câmara do Rio está discutindo um Projeto de Lei Complementar que concede permissão à prefeitura para acessar e fiscalizar imóveis particulares da cidade em que sejam constatados riscos estruturais iminentes pela Defesa Civil.
Durante dois dias, a Praça da Cidadania transforma a Cinelândia num espaço de interação entre o Poder Legislativo e os cidadãos — o evento continua nesta quarta-feira (14/05). A iniciativa visa democratizar o acesso do povo ao Poder Público, promover a participação cidadã, informar sobre a atuação do Legislativo e fortalecer a democracia.
“Essa interação é muito importante. Todas as comissões estão reunidas para poder acolher as sugestões e demandas da população. Um diálogo cara a cara, olho no olho, nessa praça que tem a maior referência da nossa democracia no município, que é a nossa Câmara Municipal, na Cinelândia”, celebrou o presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD).
O vereador Rafael Satiê (PL) também enalteceu a iniciativa: “A Praça da Cidadania é extremamente importante e pertinente. Muitas vezes as pessoas acabam não entrando na Câmara do Rio porque acham que esse lugar não é para elas, mas essa é a Casa do Povo. Então, nessa iniciativa, a Casa do Povo vai até o povo. Esse evento promove essa conexão com as pessoas. O espaço já está lotado e é bem provável que nessa edição a gente receba mais gente do que no ano passado”.
A vereadora Tânia Bastos (Republicanos) falou sobre a importância de encurtar a distância com a população. “Esse evento, em parceria com a Band, é um sucesso. A população precisa saber o que o vereador tem feito, os projetos que nós temos apresentado, o que as comissões permanentes têm realizado. Estamos vendo muita gente participando, conversando com as comissões, tirando dúvidas. Isso é motivo de muita alegria para nós”, comemorou.
Servidora da Câmara, Gelda Paciello atua na Comissão do Idoso e falou sobre como os cidadãos saem após receber atendimento. “As pessoas ficam muito satisfeitas por causa da boa receptividade com que são atendidas e pela transparência das informações que são passadas para que tenham os seus problemas resolvidos.”
Cidadania ativa
Nesta edição, a Câmara do Rio também investiu numa novidade: instalou um painel interativo, no qual os visitantes aprendem a navegar pelo site da Casa e, também, o passo a passo para entrar em contato com as comissões e os gabinetes dos vereadores. Marcos Vargas da Silva, 54 anos, é cobrador de ônibus e mora em Nova Iguaçu. Após conversar com membros das comissões, ele resolveu interagir com o telão.
“É tudo muito interessante, muito legal. Eu só fiquei sabendo agora, com o painel, que a gente pode entrar em contato com a Câmara do Rio até de casa, sem precisar vir até o Centro do Rio. Aprendi a acessar a aba do Direito das Pessoas com Deficiência, que muito me interessa, porque eu sou deficiente”, disse.
Marcaram presença na Praça da Cidadania, acompanhando suas respectivas comissões e dialogando com os visitantes, o presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), e os vereadores Deangeles Percy (PSD), Flávio Valle (PSD), Wagner Tavares (PSB), Rafael Satiê (PL), Rafael Aloísio Freitas (PSD), Diego Faro (PL), Marcos Dias (PODE), Felipe Pires (PT), Flávio Pato (PSD), Márcio Ribeiro (PSD), Dr. Gilberto (SDD), Leniel Borel (PP), Marcelo Diniz (PSD), Helena Vieira (PSD), Salvino Oliveira (PSD), Jorge Felippe (PP), Vitor Hugo (MDB), Felipe Boró (PSD), Tânia Bastos (Republicanos), Marcio Santos (PV), Rodrigo Vizeu (MDB), Jair da Mendes Gomes (PRD), Pedro Duarte (Novo), Vera Lins (PP), Talita Galhardo (PSDB), Maíra do MST (PT), Thais Ferreira (PSOL), Renato Moura (MDB), Rick Azevedo (PSOL) e Welington Dias (PDT).
Ponto de vacinação
Assim como na edição passada, o evento deste ano conta ainda com um ponto de vacinação disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde — até o Zé Gotinha marca presença. As vacinas disponibilizadas ao público são: contra HPV, para faixa etária de 9 a 19 anos; contra a gripe, liberada para todas as idades; e tríplice viral, também para a população em geral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Os visitantes ainda tiveram fornecimento de água garantido pela Cedae, empresa vinculada ao Governo do Estado.
A Praça da Cidadania volta a receber os cariocas nesta quarta-feira (14/05), de 9h às 17h, na Cinelândia, com a presença de vereadores e representantes de todas as 28 comissões permanentes da Casa.
“O importante é você aproximar a população dos temas importantes e relevantes da cidade. Quando a Câmara traz as suas comissões permanentes para vir à praça, é para facilitar para as pessoas, para que elas possam trazer para cá sugestões, reclamações, que depois serão avaliadas e discutidas. Muitas podem virar leis que vão melhorar a nossa cidade, outras vão virar algum tipo de cobrança para o Poder Executivo”, avaliou o vereador Márcio Ribeiro (PSD).
“Esse evento é muito importante para fortalecer cada vez mais a conexão entre a população carioca e a Câmara do Rio. Os vereadores estão presentes com suas comissões permanentes, atuando para fiscalizar, ouvir sugestões e reclamações, e também para ter ideias que possam se transformar em projetos de lei que realmente façam a diferença na vida do cidadão carioca”, acrescentou o vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD).
Incentivo para práticas sustentáveis
A Coordenadoria de Sustentabilidade do Parlamento carioca também marcou presença no evento. Foi instalado um ecoponto para coleta de resíduos especiais, no qual os cidadãos podem descartar pilhas e baterias, cartelas de medicamentos, lacres de alumínio, tampinhas de plástico e pequenos eletrônicos. Os participantes ainda puderam levar para casa embalagens com adubo gerado a partir dos resíduos orgânicos da Câmara que passam pelo processo de compostagem.