Referência há pelo menos três décadas na região da Barra da Tijuca, com mais de 111 boxes que oferece aos moradores da região uma ampla variedade de alimentos, em especial peixes e frutos do mar, além de um atendimento diferenciado e acolhedor, o Mercado Produtor da Barra da Tijuca, poderá ser preservado como Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade do Rio de Janeiro.
O Vereador Carlo Caiado apresentou o Projeto de Lei nº 1935/2016, preservando esta importante edificação, que marca culturalmente, o patrimônio da cidade. Pela proposta, em caso de aprovação pela Câmara de Vereadores, ficará proibida a demolição ou descaracterização arquitetônica do imóvel, sendo obrigatória a aprovação do órgão competente do Município em caso de necessidade de quaisquer intervenções físicas no imóvel tombado.
Situado na Avenida Ayrton Senna, n° 1791, na Barra da Tijuca, a edificação erguida no final da década de 1980, para abrigar os peixeiros que ficavam em frente ao Freeway Center, na Avenida das Américas, corre risco de ser vendido, já que seu proprietário, o Fundo Rioprevidência, desde outubro de 2000, manifestou este desejo ao não renovar os aluguéis dos boxes.