Promover a integração entre prédios históricos como Theatro Municipal, Cine Odeon, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal e o Palácio Pedro Ernesto, que completa 100 anos no mês de julho. Tudo isso com incentivo e fomento a eventos de rua, preservação da história e garantia de melhorias na segurança, ordenamento e sinalização. Este é o objetivo da criação do Quadrilátero Cultural da Cinelândia, oficializado com a sanção da Lei n° 7.895/2023, que tem o Vereador Carlo Caiado como um dos autores da legislação.
Caiado destaca que um dos objetivos é somar esforços na revitalização do Centro do Rio, potencializando vocações já existentes na região. “Com isso queremos incentivar a visitação e manifestações artísticas de rua, bem como a publicidade, patrocínios, convênios e editais de fomento para que manifestações artísticas e culturais possam ocorrer na Praça Floriano”, explica.
A norma determina que os estabelecimentos e equipamentos instalados no Quadrilátero Cultural da Cinelândia poderão utilizar esta denominação como referência, bem como a implementação de sinalização que esclareça o papel do espaço como Área de Especial Interesse Cultural (AEIC), pela sua relevância histórica para o processo de construção da identidade cultural do Rio de Janeiro.
O Quadrilátero Cultural da Cinelândia será incluído no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município do Rio de Janeiro, podendo os Poderes Públicos Municipais celebrar parcerias com o setor privado e com outros entes da Federação para fomentar as atividades na região.