Atendendo às solicitações dos moradores da Barra, o vereador Carlo Caiado esteve nesta quarta-feira, dia 03, com a presidente da Cet-Rio, Cláudia Cesim, para falar sobre as mudanças viárias na Avenida Armando Lombardi, em decorrência do início das obras da linha 4 do metrô, que devem causar grande impacto no trânsito do Jardim Oceânico. Caiado pediu explicações sobre o projeto e solicitou que a mudança não crie um sistema de retornos por dentro das ruas internas do bairro, como ocorria até 2006, evitando que o Jardim Oceânico se torne um bairro de passagem.
Após as indagações e solicitações, a presidente da Cet-Rio mudou o discurso e garantiu que o bairro não receberá o trânsito de passagem nas ruas internas e nem haverá a volta do retorno pelas ruas Rodolfo de Amoedo e Afonso Taunay. Para os próximos meses, estão previstas as seguintes alterações: a agulha existente em frente ao Condado de Cascais será fechada, bem como o retorno no sentido Zona Sul, em frente à Farmácia Drogas Mil. Já em um segundo momento será fechado o retorno sentido Barra, em frente ao shopping Barra Point e até março deve ser implantado um novo retorno sentido São Conrado. Ambos os retornos, tanto para Zona Sul quanto para o Recreio, terão que ser feitos por baixo dos viadutos, nas extremidades da Avenida Armando Lombardi e Viaduto do Joá. Passarelas temporárias serão construídas para a travessia de pedestres.
O vereador questionou, também, o problema do estacionamento irregular. Segundo ele, especialmente nos finais de semana, muitos motoristas, freqüentadores dos bares e boates da região, estacionam irregularmente nos dois lados da pista, o que só tende a aumentar as conseqüências negativas no trânsito. Foi informado que com os novos controladores haverá maior coibição desse estacionamento irregular.
Outra questão que tem causado preocupação aos moradores do bairro também foi tema da reunião. O vereador Caiado questionou como será o reordenamento viário da Avenida Armando Lombardi caso os planos da Prefeitura, de levar o corredor de BRT – Bus Rapid Transit – Transoeste até o Jardim Oceânico, de forma a integrá-lo com a futura linha 4 do metrô, se concretizem. A Cet-Rio respondeu que tanto o projeto quanto as conseqüências ainda estão sendo estudadas. O vereador lembrou da necessidade de uma Audiência Pública para discutir esse novo traçado do BRT e solicitou que as mudanças necessárias sejam sempre discutidas com os moradores.