Prevenção e trabalho com inteligência. É dessa forma que vai funcionar a Central de Monitoramento da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, convênio assinado hoje (18/05), entre a Prefeitura do Rio, as associações empresariais da região e os órgãos de segurança pública, durante do VX Fórum de Segurança pública, ocorrido no Windsor Barra.
O Vereador Carlo Caiado participou do evento e assinou como testemunha no convênio. “Acredito ser de extrema importância trabalhar a prevenção à criminalidade na região. Essa central será interligada com as câmeras da Prefeitura e outras que serão implantadas pela iniciativa privada, com monitoramento em tempo real. As informações serão encaminhadas imediatamente aos órgãos de segurança. É fundamental esse auxílio, pois ao chegarmos antes, temos a possibilidade de impedir ou coibir a prática de crimes. Parabéns ao Secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo; o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; o Alfredo Lopes, presidente da ABIH; o Delair Dumbroski, presidente da Associação Comunitária da Barra; representantes da ACIR e todas as associações envolvidas nesse processo”, disse Caiado.

O monitoramento por câmeras trata-se de uma parceria importante entre a Associação Comercial e Industrial da Região Transoeste (ACIR), a Associação Brasileira das Indústrias e Hotéis (ABIH) e a Prefeitura do Rio, que prevê, através de uma central de controle que interliga as principais câmeras de segurança da área, identificar os pontos frágeis e compartilhar as informações estratégicas com o poder público. O sistema ajudará a identificar o deslocamento das manchas criminais como são chamadas as áreas onde estão os maiores números de ocorrências. Junto com o lançamento, está sendo criada a Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), que ficará responsável pelo monitoramento.