Os cidadãos do município do Rio de Janeiro já começaram a pagar a Cosip – Contribuição para Custeio da Iluminação Pública, impingida pelo prefeito Eduardo Taxapaes. O vereador Carlo Caiado, votou contra o tributo e, depois de sua aprovação participou de diversas ações para tentar evitar que este novo imposto assaltasse o bolso dos cariocas.
Em resposta a um Requerimento de Informações, encaminhado por Caiado, a Prefeitura respondeu que a Light vai receber 2,5% do valor arrecadado, estimado em R$ 180 milhões anuais. Ou seja, serão R$ 4,5 milhões para a empresa, que quase não terá custos com o serviço. Essa afronta foi denunciada pelo vereador ao Ministério Público.
Enquanto os cariocas pagam mais caro, a Prefeitura desperdiça o dinheiro público. Em diversos pontos da cidade postes foram flagrados acesos durante o dia. Em outros locais, o sistema de iluminação está totalmente degradado. O vereador Caiado vai continuar acompanhando para que o dinheiro recolhido com o tributo seja realmente destinado à melhorias.