Durante Audiência Pública na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, ocorrida na noite de quarta-feira (16/07), o vereador Carlo Caiado reafirmou o seu posicionamento contrário à construção do BRT Lote Zero, ligando o Jardim Oceânico ao Terminal Alvorada.
Caiado há anos luta, juntamente com moradores, para que a Linha 4 seja estendida até o Terminal Alvorada, interligando os BRTs Transoeste e Transcarioca, beneficiando milhares de moradores na Zona Oeste.
Além da preocupação, de que o novo modal, que já iniciou as obras, não atenda à grande demanda que chegará diariamente no Jardim Oceânico, Caiado está preocupado com o adensamento que poderá ocorrer na região, devido à falta de planejamento de mobilidade. “A participação de moradores, mostrando a sua insatisfação com o projeto do BRT Lote Zero, é importante e tem levado a Prefeitura a fazer mudanças no projeto, no entanto, continuamos firmes, na nossa luta para levar o metrô até o Terminal Alvorada”, enfatizou Caiado.
1 – A Prefeitura enxugou o número de viadutos e pontes que iria construir nesse trecho. Chegaram a ser anunciados no passado a construção de até 3 viadutos, um deles no meio da Avenida Armando Lombardi, fora outras propostas que agora foram abandonadas.
Ontem, o Gerente Eduardo Fagundes, da SMO, explicou que haverá apenas a construção de uma nova ponte sobre o Canal de Marapendi, paralela a atual ponte que liga a Avenida das Américas à Avenida Armando Lombardi, sentido zona sul. Ou seja, a ponte será construída próxima à Nuth e à Academia KS, e não do lado oposto, do Condado de Cascais e do Shopping Downtown, como chegou a ser cogitado no passado.
Com isso, a ponte atual dos veículos, sentido zona sul, será remodelada e abrigará as duas pistas exclusivas para passagem dos BRTs (nos dois sentidos).
2 – Com essa modificação, o canteiro central da Avenida Armando Lombardi ficará maior ainda, podendo então abrigar a segunda mudança no projeto, que é uma estação de BRT para integração com a estação da linha 4 do metrô, no Jardim Oceânico, posicionada bem em cima da estação do metrô, no canteiro central da Avenida Armando Lombardi.
Ontem foi mostrado um croqui, que mostra que esta estação de BRT será diferente de todas as outras já construídas nos BRTs Transoeste e Transcarioca. Isso porque ela terá que ser mais larga que as atuais, pois imaginam que haverá a necessidade de se ter uma área maior de acumulação de passageiros para embarque e desembarque nos ônibus BRTs, por conta do despejo de cerca de 1.200 pessoas a cada 4 minutos, nos horários de rush, oriundas dos trens do metrô.
Como esta será uma estação terminal do BRT, a Prefeitura mostrou que haverá uma pista em forma de “pêra”, para que os ônibus BRTs, ao fazerem o desembarque de passageiros na estação, possam dar uma volta de 180° ali mesmo sobre o canteiro central da Avenida Armando Lombardi, e retornar a plataforma para embarque dos passageiros oriundos do metrô, e posterior prosseguimento da viagem em direção ao Terminal Alvorada.
Mudanças que tornam o projeto mais enxuto, diminui os gastos com obras de infraestrutura, mas que não deixam de impactar a região, e que não trazem os benefícios muito maiores que haveriam com a extensão da linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada.
