Em defesa dos teatros cariocas
Após a demolição da sala de espetáculos existente no Hotel Glória, ficou nítida a fragilidade dessas casas de cultura na cidade. Por conta disso, o vereador Carlo Caiado apresentou um Projeto de Lei com o objetivo de proteger os teatros do Rio. O documento define que o proprietário só poderá demolir ou transformar um teatro para outros fins se construir outro, de igual porte na mesma região. Isso também vale para os shoppings, que podem mudar as salas de lugar, mas precisam manter um espaço, com a mesma capacidade, dedicado aos espetáculos.
Terminal Pesqueiro embargado
A 23ª Vara da Justiça Federal embargou a construção do Terminal Pesqueiro Público da Ribeira devido à incompatibilidade legal e urbanística do empreendimento, situado em área residencial. Caso a medida seja descumprida, a Prefeitura será multada em R$10 mil por dia.
O vereador Caiado foi um dos primeiros a apoiar os moradores, que são contra a instalação do terminal no local. Caiado encaminhou um Requerimento de Informações à Prefeitura questionando a proposta e, como resposta, ficou provado que a construção era irregular. Unindo este a outros documentos, os moradores puderam entrar na Justiça e embargar o projeto.
Agora, o vereador irá participar das conversas para a definição de um novo local para o Terminal.Caiado defende que as instalações fiquem no bairro do Caju, pois o local já abriga um estaleiro abandonado. Além disso, a área teria toda a logística de centralidade, assim como o bairro da Ribeira.
Câmara aprova Pacote Olímpico
O vereador Carlo Caiado participou, no último mês de outubro, da votação do Pacote Olímpico, com três Projetos de Lei propostos pelo Executivo com resoluções para a realização dos Jogos de 2016.
O PL 715/2010 dispõe sobre a criação da empresa E-Rio 2016, que será responsável pela gestão das atividades de preparação da cidade. Já o PL 44/2010 define os parâmetros urbanísticos e normas de uso e ocupação de solo. Por último, o PL 716/2010 que concede benefícios à rede hoteleira. Os três foram aprovados.
Duas emendas apresentadas ao PL 715, de autoria do vereador Caiado, que é presidente da Comissão Especial das Olimpíadas de 2016, foram aprovadas. A primeira determina que a empresa E-Rio 2016 não será responsável pelas obras, permanecendo estas a cargo da Secretaria Municipal de Obras – SMO. Já a segunda emenda aprovada estabelece que a agência participe de audiências públicas semestralmente na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a fim de divulgar as atividades realizadas e os resultados obtidos.
Caiado também apresentou uma emenda solicitando que a proposta que define a mudança do Autódromo de Jacarepaguá para Santa Cruz fosse retirada da votação do Pacote Olímpico. Para Caiado, como o projeto do Parque Olímpico, que vai ser construído no local do autódromo, não foi apresentado à Câmara, seria importante que a questão fosse discutida junto aos vereadores. Caiado teme que o projeto tenha alguma brecha e que a área chegue a ser vendida dentro de alguns anos. Infelizmente, essa emenda não foi aprovada.
Conheça o novo site
O novo site do vereador Carlo Caiado já está no ar. Ali, o internauta pode conhecer melhor o vereador, acompanhar todo o seu trabalho legislativo, seus Projetos de Lei e emendas apresentados, e os eventos dos quais ele participa. Pode também participar ativamente, fazendo denúncias, respondendo às enquetes e enviando sugestões diretamente ao vereador.
Agradecimento
O vereador Carlo Caiado gostaria de agradecer a todos os eleitores pelo apoio na campanha eleitoral deste ano. Caiado apoiou José Serra por ter a certeza de que ele era o candidato mais bem preparado para assumir a presidência do país.
Mesmo tendo recebido 43.711.388 milhões de votos, a vitória de Serra não foi possível, mas a população do Rio mais uma vez participou de forma ativa, demonstrando a força da democracia. Aos eleitos, Caiado espera o cumprimento das promessas, deseja sorte, sucesso e muitas conquistas, pelo crescimento do Rio de Janeiro e do país.