Dragagem do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca será iniciada sem contemplar o Recreio dos Bandeirantes
As obras de dragagem das lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá serão iniciadas sem gerar nenhum benefício ao Recreio dos Bandeirantes, já que a Lagoinha das Taxas e o Canal das Taxas não serão dragados.
Desde que o projeto foi apresentado, em 2012, o Vereador Carlo Caiado luta para que essas obras também beneficiem o Recreio dos Bandeirantes. Ainda em 2012, uma solicitação foi encaminhada ao antigo Secretário Estadual do Ambiente e agora, reiterada ao novo Secretário este ano, para que as dragagens também aconteçam no Recreio. “A Lagoa de Marapendi será dragada, mas o maior lançador de poluição e resíduos nesta Lagoa é o Canal das Taxas, que não receberá qualquer intervenção. Se a Lagoinha das Taxas e o Canal das Taxas não forem dragados, de nada servirá essa dragagem na Lagoa de Marapendi”, salienta Caiado.
Caiado também levou o problema ao Ministério Público, através do inquérito civil MA5322. O MP, por sua vez, solicitou explicações da Secretaria Estadual do Ambiente, sobre a ausência do Canal das Taxas e da Lagoinha das Taxas no projeto de dragagem do complexo lagunar.
Caiado solicita retirada de projeto para autorização de venda de terrenos públicos
O Vereador Carlo Caiado solicitou na semana passada, à presidência da Câmara de Vereadores, a IMEDIATA RETIRADA do Projeto de Lei Complementar nº 64 / 2014, de autoria da Prefeitura, que solicita autorização para a venda de terrenos públicos no município.
Para Caiado, a proposta precisa ser melhor analisada e principalmente discutida com a população, através de audiência pública. “É necessário uma maior e melhor análise sobre os terrenos que o Município pretende vender na cidade. Alguns estão localizados em áreas “non edificanti”, destinados à implantação de escolas e serviços públicos”, destaca Caiado.
Na Barra da Tijuca estão localizados sete dos terrenos que a Prefeitura pretende vender. Dois estão situados na Av. das Américas, um deles, no Condomínio Jardim Barra da Tijuca, está destinado à construção de escola. Já o outro, dentro do Novo Leblon, é uma área “non edificanti”. Quatro estão localizados na Av. Carlos Prestes e um, na Rua Rino Levi.
No Recreio dos Bandeirantes são três áreas. Dois ficam no final da Av. das Américas, um deles, com destinação para a construção de escola. O outro está situado na Estrada do Pontal.
Segundo o vereador, é preciso um estudo detalhado da necessidade de venda desses terrenos. Outra preocupação é referente aos sérios prejuízos aos moradores dos bairros afetados, tendo em vista o adensamento desnecessário; impactos no trânsito e nas redes de saneamento, trazendo piora na qualidade de vida das pessoas e prejuízos futuros quanto à implantação de escolas e outros equipamentos. “Acredito que o Poder Executivo deve prestar maiores esclarecimentos à Câmara Municipal e à sociedade, antes da tramitação deste Projeto de Lei Complementar, face à sua complexidade e às inúmeras dúvidas existentes”, ressalta o vereador.
Em atendimento à solicitação de Caiado, o projeto foi retirado de tramitação na Câmara de Vereadores, uma semana depois.
Insegurança na Barra da Tijuca e Recreio preocupa
O último relatório divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) reflete bem a sensação de insegurança relatada por moradores da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes ao Vereador Carlo Caiado. De acordo com o documento, de agosto a outubro de 2013, o número de roubos aumentou 77,1% nesses bairros, com 377 novos casos em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de furtos saltou 75,9%, com mais 1.411 crimes.
Desde o início do ano Caiado tem alertado as autoridades sobre a falta de policiamento na região e o crescimento de ocorrências criminais em diversas ruas destes bairros. Durante uma reunião do Conselho de Segurança Pública da Barra da Tijuca e Recreio, com a presença do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ficou acertado que a região receberia um reforço, no entanto, a quantidade de policiais ainda é insuficiente para atender aos bairros.
O pedido para aumento no efetivo da Polícia Militar na região, foi reforçado por Caiado no final do ano passado, através de um ofício enviado ao Secretário de Segurança. “Os dados divulgados pelo Instituto deixam claro o crescimento vertiginoso de crimes. Acredito que esses dados sejam ainda maiores, tendo em vista que em muitas situações, como assaltos a pedestres, a vítima dificilmente vai à delegacia registrar a ocorrência”, destaca Caiado.
Vereador quer ônibus da integração do Metrô chegando até o Recreio
O Vereador Carlo Caiado encaminhou solicitação à Secretaria Municipal de Transporte e a empresa Metrô Rio para que os ônibus da integração do Metrô cheguem até o Recreio dos Bandeirantes. Atualmente, uma linha de ônibus do Metrô saí do Nova América/Del Castilho e vai até o Rio Centro, onde faz seu ponto final.
O pleito é para que o ônibus do Metrô chegue até o Recreio, via Salvador Allende, criando assim mais uma alternativa de mobilidade urbana, principalmente para o Centro da Cidade. Os bairros de Jacarepaguá e Barra da Tijuca já contam com essa integração.
Um abaixo_assinado online também foi feito para que os moradores possam participar da solicitação. Clique aqui e assine!
Pontes de Madeira recebem manutenção
As antigas pontes de pedestres, de madeira, localizadas em frente as Ruas Clóvis Salgado e Amaro Nim Ferreira precisam ser substituídas. Essa é uma solicitação antiga do Vereador Carlo Caiado. Enquanto isso não acontece, as pontes receberam manutenção, uma situação paliativa.
Após cobrança de moradores, da Associação de Moradores e do Vereador Carlo Caiado, a Prefeitura fez uma manutenção, recolocou as grades, substituiu parafusos e pregos, além de reposicionar placas de madeiras dos pisos.
Calçada é recuperada após cobrança de Caiado
Nos últimos meses do ano passado, um grande transtorno atingiu moradoresdo Recreio em virtude de uma grande obra, que interditou a Avenida Gláucio Gil. Passado o transtorno e com a via devidamente restaurada, faltava ainda a recuperação da calçada, que havia sido destruída pelas obras.
Após receber informações e fotos de moradores, o Vereador Carlo Caiado encaminhou um pedido de providências à Coordenadoria de Conservação, que em seguida multou e notificou, a empresa responsável pela obra, a refazer a calçada.
Área de preservação recebe novas grades de proteção
Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores e do Vereador Carlo Caiado, a Prefeitura instalou novas grades de proteção no entorno do Parque Municipal Natural Marapendi. Há alguns anos a área de preservação ambiental do Parque, localizado entre a Av. Alfredo Balthazar da Silveira e a Av. Lúcio Costa (Sernambetiba), estava com as grades de proteção quebradas.
A degradação foi tão grande que diversos trechos ficaram sem proteção. Em 2013, Caiado havia reiterado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a solicitação de providências para a recomposição das grades que impediam que os animais silvestres fugissem em direção às pistas e também, evitar que curiosos entrem na área de preservação.