Estrada do Rio Morto precisa de ciclovia
O Vereador Carlo Caiado intermediou uma reunião de moradores de Vargem Grande e Vargem Pequena com o Secretario Municipal de Meio Ambiente. O tema da reunião foi uma antiga reivindicação da região, que é a construção da ciclovia da Estrada Vereador Alceu de Carvalho, também conhecida como Estrada do Rio Morto, interligando a Estrada dos Bandeirantes à orla.
Os moradores iniciaram uma grande mobilização de cobrança. Recentemente, eles realizam uma manifestação e o Secretário elogiou essas ações, as considerou pró-ativas no sentido de lutar pela a ampliação do sistema cicloviário da cidade. Caiado, que já havia feito questionamentos oficiais acerca dessa obra em 2011, entregou na reunião um novo Requerimento de Informações que solicita de forma oficial, cópia do projeto da ciclovia para a via.
O Secretário de Meio Ambiente se comprometeu em apresentar o projeto no mês de maio para os moradores e para o Vereador.
Caiado sugere construção de praça e estacionamento no Recreio
O Vereador Carlo Caiado sugeriu à Prefeitura a construção de uma praça e um estacionamento no local onde hoje está instalado um “barracão de obras”, entre as Ruas Odilon Duarte Braga, Joaquim José e Avenida Alfredo Bathazar da Silveira, próximo ao CEMA e ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. A área foi usada na construção do BRT Transoeste, em 2012, entanto, o galpão, que hoje está sem utilidade continua ocupando o espaço público.
Caiado enviou ofício à Secretaria Municipal de Obras sobre a situação do “barracão de obras”. O vereador quer saber o porquê de mesmo após três anos do término das obras, o barracão continua ocupando o espaço público e quando esta área pública voltará, efetivamente, a ser de uso comum. O Vereador também questionou à Secretaria o motivo de a empreiteira que ocupava o local ter sido notificada a desocupar a área em questão em setembro de 2013 e até a presente data a mesma não ter tomado nenhuma providência para sair do local.
“Esse é um espaço público muito grande que os moradores não estão podendo usar. Há espaço suficiente para uma boa praça e para muitas vagas de estacionamento, o que é uma demanda da região”, diz Caiado.
Pontes de madeira precisam ser substituídas
Em março de 2014, as pontes de madeira para pedestres receberam manutenção após cobranças do Vereador Carlo Caiado e das Associações de Moradores. Em janeiro de 2015 o Vereador Caiado fez nova solicitação de manutenção e a resposta da Prefeitura foi que as pontes precisam ser substituídas.
As pontes foram objeto de análise por parte da Coordenadoria Geral de Obras e tiveram suas estruturas atuais em madeira condenadas, recomendando-se a substituição das duas pontes por estruturas de concreto.
O problema é objeto de preocupação por parte dos moradores do entorno, face a precariedade atual das duas pontes, e os riscos que as mesmas geram a quem ali transita. Caiado espera o acolhimento necessário desta demanda por parte da Secretaria Municipal de Obras e que as duas pontes sejam substituídas.
Canal das Taxas: Vereador reitera solicitação de dragagem, análise da água e assinatura do TAC em reunião com o Secretário Estadual do Ambiente
As obras de dragagem das lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá serão iniciadas sem gerar benefício direito ao Recreio dos Bandeirantes, já que a Lagoinha das Taxas e o Canal das Taxas não serão dragados.
Desde que o projeto foi apresentado, em 2012, o Vereador Carlo Caiado luta para que essas obras também beneficiem o Recreio dos Bandeirantes. Ainda em 2012, uma solicitação foi encaminhada ao Secretário Estadual do Ambiente da época, reiterada ao Secretário que assumiu em 2014 e agora, mais uma vez reenviada ao Secretário, André Correa, para que as dragagens também aconteçam no Recreio. “A Lagoa de Marapendi será dragada, mas o maior lançador de poluição e resíduos nesta Lagoa é o Canal das Taxas, que não receberá qualquer intervenção. Se a Lagoinha das Taxas e o Canal das Taxas não forem dragados, de nada servirá essa dragagem na Lagoa de Marapendi”, salienta Caiado.
A reunião aconteceu no início de abril e Caiado lembrou ao Secretário que já levou o problema ao Ministério Público, através do inquérito civil MA5322 com um intuito de que o Ministério Público celebre um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Estado. O Secretário, por sua vez, afirmou que vê com bons olhos a assinatura de um TAC, desde que a CEDAE também participe.Caiado também solicitou uma nova análise da qualidade da água do Canal das Taxas, o Secretário André Correa atendeu o pedido o laudo da análise da água já está pronto. O laudo apresentou índices altíssimos de coliformes, fósforo e nitrogênio, além da total ausência de oxigênio na água do Canal das Taxas.
Canal das Taxas: Caiado participa do 2º abraço simbólico
Incansável na luta pela despoluição do Canal das Taxas, o Vereador Carlo Caiado participou mais uma vez do abraço ao Canal das Taxas, que aconteceu no dia 12 de abril e teve a participação também do deputado estadual Tio Carlos e de milhares de moradores.
O ato simbólico de abraço ao Canal das Taxas foi organizado por moradores e contou com apoio dos colégios e comerciantes do bairro, que auxiliaram na divulgação e na produção de panfletos e faixas com o objetivo de chamar a atenção das autoridades ambientais para a situação de degradação do canal das taxas. “Os moradores estão de parabéns pela iniciativa nessa luta pela despoluição do Canal das Taxas”, disse Caiado.
Caiado presta contas do mandato referente ao ano de 2014 na orla do Recreio
Sempre prezando pela transparência na realização do seu trabalho, o Vereador Carlo Caiado montou o gabinete itinerante no posto 10 do Recreio no dia 18 de abril para prestar contas do mandato, referente ao ano de 2014. Além de entregar o seu jornal de prestação de contas, o Vereador aproveitou a oportunidade para conversar com os eleitores sobre variados temas da cidade e do bairro.