Acompanhando a Transoeste: Prefeitura muda projeto com obras em curso
Avenida das Américas não terá mais viaduto em frente à Estrada Benvindo de Novais
Dando continuidade ao trabalho da Comissão Especial da Transoeste/Transcarioca, da qual é presidente na Câmara Municipal, o vereador Carlo Caiado obteve, em novembro, a informação de que o viaduto da Avenida das Américas, no entroncamento com a Estrada Benvindo de Novais, não será mais construído, mudando o projeto inicial.
A decisão de não construir o viaduto implica na necessidade de implantação de sinais nesse trecho da Av. das Américas, gerando trânsito ao invés de fluidez no tráfego de veículos. “Mudar o projeto com a obra em execução é sempre temeroso, ainda mais quando a mudança irá criar um ponto de retenção, com a implantação de sinais. Não concordamos com essa mudança e queremos explicações em relação à fluidez do tráfego no local e também sobre o custo das obras de fundação do viaduto, que já haviam sido executadas” – disse Caiado.
O vereador protocolou um Requerimento de Informações questionando 11 itens sobre a mudança do projeto. Entre eles há questionamentos sobre o valor gasto com as fundações do viaduto e também, se a não construção do viaduto irá acarretar em redução do curso total da obra.
Acompanhando a Transoeste: vereador quer que todos os novos sinais sejam de Led
O vereador Carlo Caiado, através da Comissão Especial da Transcarioca/Transoeste, quer garantir que os novos sinais da Avenida das Américas tenham lâmpadas de Led. A escolha desse tipo de iluminação é fundamental para a região, já que os sinais recebem incidência frontal de luminosidade solar, atrapalhando a visão do motorista e por vezes, ocasionando acidentes.
Movimento “Asfalto Já”: mais duas ruas têm asfalto concluído
O vereador Caiado continua fiscalizando a conquista de moradores do Recreio, que apoiaram o movimento “Asfalto Já” e pressionaram a Prefeitura a urbanizar diversas ruas. No mês de novembro mais duas ruas tiveram o asfaltamento concluído: a Rua Prof.º Mota Maia e a Rua Sadi Cabral.
As obras já estão avançadas nas ruas: Hugo Panasco Alvim, Edwaldo de Vasconcelos e João Batista Vigo, que já receberam meio fio e sistema de drenagem. A Rua Roberval Cordeiro de Farias também está em obras para a implantação das galerias de águas pluviais. As obras continuarão pelas ruas Idelfonso Ottoni, Ovídeo Cavalheiro e Luis Paulistano.
Área de preservação está sem grades de proteção
Toda a área de preservação ambiental do Parque Municipal Natural Marapendi, localizado entre a Av. Alfredo Balthazar da Silveira e a Av. Lúcio Costa (Sernambetiba), está com as grades de proteção quebradas ou sem as mesmas.
Após receber diversas reclamações em seu gabinete o vereador Carlo Caiado encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitando providências para a recomposição das grades de proteção, que impedem que animais silvestres fujam para as pistas e também que curiosos entrem na área de preservação.
“Canal do Rio Morto”: um problema ainda sem solução
A Avenida Vereador Alceu de Carvalho, também conhecida como “Canal do Rio”, continua levando perigo a todos que passam por ela. Há anos a via sofre com a má sinalização, falta de acostamento e ciclovia, sem contar os frequentes alagamentos em dias de chuva, conforme o registro da foto.
Preocupado com os problemas da via o vereador Carlo Caiado encaminhou, em abril, uma série de questionamentos sobre o projeto e as obras, e a Prefeitura confirmou que há projeto, mas não há previsão para as intervenções terem início.
“Essa avenida precisa urgentemente de melhorias, ser duplicada e ter uma ciclovia, além da dragagem do canal. Vou continuar cobrando isso da Prefeitura e apresentei, mais uma vez, uma emenda ao orçamento do município para tentar viabilizar essa obra” – disse Caiado.
Praça Tim Maia é reformada, mas Recreio ainda sofre com outras praças abandonadas
No final de novembro a Praça Tim Maia recebeu reformas no piso, brinquedos e iluminação, uma melhoria importante para o bairro. Caiado, que fez uma emenda orçamentária solicitando a revitalização da praça, comemorou essa intervenção, mas não esqueceu as outras áreas de lazer do Recreio.
“Com a chegada do verão se fazia urgente essa reforma. Cobrei muito da Prefeitura e agora vou continuar cobrando melhorias para outras praças, como por exemplo, a Praça Carlos Gardel, que não tem iluminação, ou a Praça da Rua Aires da Mata Machado, que está ocupada por um barracão de obras” – informou o vereador.
A situação das praças no Recreio também foi alvo de uma matéria do O Globo Barra no mês de novembro. Muito moradores criticam, com razão, o abandono que esses espaços públicos estão vivendo.