Cidade receberá Santuário em homenagem a João Paulo II
A Cidade vai receber o Santuário em homenagem ao Papa João Paulo II, que foi canonizado ano passado pela Igreja Católica. O terreno que fica na Ilha Pura, ao lado da Vila dos Atletas foi consagrado dia 5 pelo Cardeal do Rio Dom Orani Tempesta. Na ocasião, foi assinado também, o termo de cessão de área, que foi intermediada pelo Vereador Carlo Caiado junto à Prefeitura do Rio.
A área, de 12 mil metros quadrados, terá uma igreja, um museu e espaço social. O projeto inicial foi desenhado pelo neto do arquiteto Oscar Niemeyer, Carlos Niemeyer, o Caíque.
Para o Vereador Carlo Caiado, o Santuário será um marco. “É uma benção participar desse momento importante da cidade. Esse equipamento será mais um ponto de fé em nosso País. Feliz por essa homenagem a São João Paulo II, que por muitos anos, se doou através do seu amor ao próximo, mudando a vida de milhares de pessoas através da fé”, disse Caiado.
Iniciadas as obras de alargamento do cebolão e nova alça para a Av. Ayrton Senna
Alça de acesso vai melhorar trânsito de quem sai do Recreio para a Linha Amarela
Em agosto, o Vereador Carlo Caiado participou do anúncio das obras de ampliação do Terminal Alvorada, que aconteceu na Câmara Comunitária da Barra e foi apresentado pelo Secretário Executivo da Prefeitura, Pedro Paulo, e pelo engenheiro Eduardo Fagundes, da Secretaria Municipal de Obras.
As obras iniciaram em outubro e contemplam a duplicação da estação do BRT do Terminal, uma nova faixa de rolamento ao redor do cebolão e uma nova alça de acesso dará a opção de quem está na Av. das Américas, vindo Recreio para a Zona Sul e quer ir para a Linha Amarela. Essa nova alça viária será em frente à Cidade das Artes e fará com que os motoristas não precisem passar ao redor do cebolão para seguir em direção a Linha Amarela.
Caiado também solicitou o aumento do limite de velocidade dos mergulhões e a Cet-Rio passou a velocidade de 40km/h para 50km/h. “Estou acompanhado de perto essa obra, pois atualmente o Cebolão é um dos gargalos de trânsito da toda a região. Com certeza a fluidez do tráfego vai melhorar após o término das obras, principalmente com essa nova alça de acesso. E, após solicitação do meu gabinete, a Cet-Rio já aumentou o limite de velocidade na entrada dos mergulhões”, disse Caiado.
Recreio ganha Clínica da Família
As obras da Clínica da Família, no Recreio dos Bandeirantes, foram iniciadas na última quarta-feira, dia 11/11, com o lançamento da pedra fundamental pelo Prefeito Eduardo Paes, o Secretario Executivo Pedro Paulo, o Vereador Carlo Caiado, entre outros. A Clínica da Família será construída na Avenida das Américas, ao lado do Recreio Shopping, próximo à Delegacia do Recreio e ao Terreirão e tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2016.
Essa á uma solicitação antiga do Vereador Carlo Caiado e do Deputado Estadual Tio Carlos para a região, já que no ano passado, os vereadores aprovaram uma lei que destinou a doação de R$ 137 milhões da Câmara de Vereadores para a Prefeitura, o que possibilitou a construção mais de 60 clínicas da Família no município. As Clínicas da Família possuem uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância em saúde, dentistas, auxiliar de saúde bucal e técnicos de saúde bucal.
Prefeitura asfalta área de estacionamento do Centro Comercial do Recreio
Após solicitação do Vereador Carlo Caiado, a Prefeitura, através da Administração Regional do Recreio, asfaltou a área de estacionamento em frente ao Centro Comercial do Recreio, onde fica a Padaria Rei do Recreio. O local, que é oficialmente a Rua Amaury Monteiro, é utilizado por muitos moradores que estacionam seus veículos para ir ao Centro Comercial e estava com o pavimento em condições precárias.
“A atuação da Administração Regional é muito importante para questões como essa, de serviços do dia a dia que a Prefeitura atua. Esse era um ponto do bairro que precisava dessa intervenção há muito tempo e agora conseguimos acabar com os buracos e a lama. É uma melhoria para todos que utilizam o local”, salienta Caiado.
Paralisadas há mais de um mês, obra de ciclovia é retomada
Na semana passada, a obra da ciclovia da Av. Alceu de Carvalho (Estrada do Rio Morto), paralisada há mais de um mês, foi retomada, após solicitação do Vereador Carlo Caiado. Muito aguardada por moradores, a ciclovia ligará o Recreio a Vargem Grande.
Vereador cobra melhorias na Estrada do Rio Morto (Av. Vereador Alceu de Carvalho)
A Estrada do Rio Morto precisa ser duplicada e urbanizada em toda a sua extensão. Entretanto, segundo informações, essa obra não tem previsão de acontecer. Ciente disso, o Vereador Carlo Caiado solicitou o recapeamento da pista, a implantação de um guard rail e a retirada das gigogas do canal. “Essa via ainda é um problema que temos na região e existe um grande projeto de duplicação, ainda sem previsão de ser executado. Por isso, solicitei que pelo menos a via seja recapeada e que um guard rail seja implantado para impedir acidentes com a queda de veículos no canal, além de retirada das gigogas”, explica Caiado.
A luta continua pela despoluição do Canal das Taxas. Caiado se reúne com o Secretário Estadual do Ambiente
No final do mês passado o Vereador Carlo Caiado esteve em reunião com o Secretário Estadual do Ambiente, André Corrêa. O encontro contou com a presença do Movimento de Despoluição do Canal das Taxas, da Associação Comercial do Recreio – ACIR, da Associação de Moradores do Recreio – AMOR e do Grupo Recreio.
O Secretário informou que não foi possível incluir o Canal das Taxas nas obras de Dragagem das Lagoas da Barra e Jacarepaguá, o que era uma solicitação do Vereador Carlo Caiado desde 2012. Entretanto, ele anunciou o início dos estudos específicos visando às intervenções necessárias à recuperação do Canal das Taxas e da Lagoinha.
Acompanhando a “Força-Tarefa”
Há alguns meses atrás, após uma audiência pública com o Ministério Público, foi iniciada uma “Força-Tarefa” para combater o lançamento de esgoto no Canal das Taxas. A “Força-Tarefa” uniu a CEDAE, Rio Águas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência de Conservação, Administração Regional do Recreio e o Movimento de Despoluição do Canal das Taxas. Ao longo das últimas operações já foram combatidos lançamentos de esgoto em diversas partes do bairro, como por exemplo na galeria de águas pluviais da Av. Gláucio Gil, que estava recebendo esgoto in natura.
Atento a essas operações, o Vereador Carlo Caiado tem acompanhando de perto, já esteve em alguns locais vistoriados e sua equipe está presente em todas as operações. “Essa é uma operação inédita, de união de esforços de vários órgãos em prol da despoluição do Canal das Taxas e não podemos perder essa oportunidade. Através da Comissão Especial de Saneamento, estou apoiando e acompanhando de perto”, disse Caiado.
A convite de moradores, Caiado realiza palestras sobre a Lei que permite o fechamento de varandas
Atendendo a convite de moradores, o Vereador Carlo Caiado realizou diversas palestras para esclarecer dúvidas em relação ao fechamento de varandas pela Lei Complementar nº 145/2014, de sua autoria e outros.
Até o ano de 2014, o fechamento de varandas era proibido na cidade. Com a aprovação da lei 145 de 2014, o licenciamento passou a ser permitido, dando um direito ao morador de fechar a sua varanda, se assim desejar. Pela lei, o fechamento deve ser padronizado, retrátil, translúcido, transparente e precisa de autorização do condomínio.
Um dos objetivos das palestras foi explicar a diferença entre a Lei Complementar 145/2014, de sua autoria e a Lei Complementar 157/2015 (Mais Valia), da Prefeitura, na hora de efetuar o licenciamento. “A Lei 145/2014 versa apenas sobre o fechamento retrátil, ou seja, o morador pode abrir e fechar a varanda, sempre que quiser. A fachada deverá ser padrão, translúcida e transparente. Não há aumento de IPTU e lei é permanente”, disse Caiado.