O Tribunal de Contas do Município cancelou a licitação do BRT-Lote Zero, por conter irregularidades no processo. O Vereador Carlo Caiado, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Linha 4 do Metrô, em uma última tentativa de não inviabilizar a extensão da linha 4 do metrô na Barra da Tijuca, no trecho entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada, enviou dois ofícios, um endereçado ao Tribunal de Contas do Município – TCM, e outro ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – MPE, apelando aos órgãos para que os mesmos intercedam no processo de licitação do chamado lote zero do Corredor BRT Transoeste, que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Obras iria realizar na manhã do dia 17 de outubro, na sede da SMO.
Caiado entende que a insistência da Prefeitura nesse projeto de prolongamento do BRT Transoeste, do Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, irá sepultar de vez para os próximos anos, a extensão da linha 4 do metrô, além de apontar como flagrante desperdício de recursos públicos o investimento de quase 93 milhões de reais no BRT Transoeste, apesar de pareceres de técnicos do Governo do Estado afirmarem que o melhor modal para atender as demandas presentes e futuras do trecho Jardim Oceânico – Terminal Alvorada é a extensão da linha 4.
“Usarei de todos os mecanismos que o mandato de vereador me concede para impedir esse absurdo, pois disponibilizar mais de R$ 92 milhões para um sistema de transporte que já nascerá falido é desperdício do dinheiro público. A população não quer o BRT, queremos o metrô e para que isso aconteça, depende apenas de vontade política. Fiquei contente com a posição do TCM em mais uma vez impedir esse absurdo. Continuaremos na luta para que o metrô chegue ao Terminal Alvorada”, destaca Caiado.
Caiado se baseia inclusive num parecer, encaminhado pela Secretaria de Estado de Transportes, que afirma que o planejamento da área para o horizonte de 2021, no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), é o prolongamento da extensão do metrô, e não a operação de BRT naquele trecho, que é o mais comercial e dinâmico da Avenida das Américas, abrigando dezenas de shoppings e condomínios da Barra da Tijuca.
O Vereado afirma que investir agora no BRT Transoeste é um erro crucial no atendimento das demandas da região. Caiado conta inclusive com o apoio de diversas entidades representativas da sociedade civil organizada da Barra da Tijuca, que apoiam a ideia de que em vez de BRT Transoeste, que os investimentos públicos ocorram no metrô.
Nos ofícios encaminhados ao Tribunal de Contas do Município – TCM, e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – MPE, Caiado apelou para que a licitação fosse adiada, visto que o horizonte de 2016 e a realização dos Jogos Olímpicos não podem balizar investimentos tão importantes para a Zona Oeste, pois para os 20 dias de Olimpíadas, há como a Prefeitura planejar um atendimento provisório por meio de ônibus e linhas em faixas exclusivas, como nos BRS já implantados em alguns bairros das Zonas Sul e Norte da cidade, em vez de se gastar quase milhões de reais no BRT Transoeste, que nascerá inclusive com sua demanda saturada.
Ontem o Vereador Carlo Caiado gravou com moradores uma reportagem para a Rio TV Câmara, mostrando os danos que a região irá sofrer com a construção de um terminal rodoviário no Jardim Oceânico, como prevê a Prefeitura. Caiado inclusive, apresentou um projeto de lei, ainda em tramitação, impedido a construção deste equipamento no local.