Realizado no dia 19 de maio, o 9º Fórum de Segurança do Recreio reuniu representantes da sociedade civil e dos poderes públicos para debater questões e projetos referentes à segurança pública do bairro. O evento foi organizado pela Associação Comercial e Industrial do Recreio (ACIR), Associação de Moradores do Recreio (AMOR), Barralerta, Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT) e Associação de Moradores de Vargem Pequena.
O delegado titular da 16ª DP da Barra, Raphael Willis falou sobre os benefícios da construção do IML e da chegada da polícia técnica ao bairro. Já a delegada titular da 42ª DP do Recreio, Carolina Salomão, apresentou os números registrados em um mês de trabalho no bairro: foram 530 ocorrências registradas. Ela informou ainda que a transformação da Delegacia Legal em Dedic – Delegacia de Dedicação Exclusiva e Integral ao Cidadão é esperada para o segundo semestre do ano.
Para o vereador Carlo Caiado, a criação da Dedic será de extrema importância para o bairro. “Seguindo o exemplo da Dedic da Barra, que funciona desde março desse ano, a Dedic do Recreio irá garantir um atendimento melhor à população. Também seria de grande valia que o bairro passasse a contar com um Juizado Especial Criminal – Jecrim”. Entretanto, segundo o juiz Joaquim Domingos Neto, do Jecrim da Barra, ainda não há previsão de instalação de um fórum no Recreio.