O vereador Carlo Caiado homenageou nesta terça-feira, dia 19 de junho, o juiz Alexandre Abrahão com o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto. A comenda, a mais importante da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi pelos importantes serviços prestados à sociedade.
Atualmente, o juiz Alexandre Abrahão está à frente da 1ª Vara Criminal de Bangu, onde atua com energia, determinação e competência. Filho de uma advogada e neto de um policial por parte de mãe, Abrahão nasceu e cresceu no meio jurídico. Veio de uma família humilde e desde criança já sonhava em ser um juiz criminal. Na juventude trabalhou como officce boy e conferente de carnes em uma transportadora de alimentos, mas nunca deixou de lado o seu objetivo. Hoje, aos 43 anos de idade, tem quase 13 anos dedicados a julgar e colaborar com a justiça brasileira.
De sua carreira é importante destacar: sua efetiva participação como juiz auditor militar; juiz do 1º Tribunal do Júri, e hoje juiz titular da 1ª Vara Criminal de Bangu. Ficou conhecido por seus “Pulsos de Ferro”, por ter sido o julgador de vários crimes como o “Anjo da Morte”, o auxiliar de enfermagem que matou quatro pacientes no Hospital Salgado Filho; do traficante “Elias Maluco”, em 2002, em especial quando investigou e prendeu várias pessoas envolvidas na guerra dos caça-níqueis. Na época, mesmo sofrendo várias ameaças de morte por parte dos réus julgados por ele, nunca deixou se intimidar por estes criminosos e nem teve medo em condená-los com as suas brilhantes sentenças.
Segundo o vereador Caiado, “esta medalha visa também homenagear não só o profissional, mas o homem que passou por muitas barreiras na vida, inclusive a de um tumor no cérebro, que foi mais uma etapa a ser vencida no trilhar de seu caminho”.