O Vereador Carlo Caiado questionou a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), através de Requerimento de Informações, sobre a conclusão dos projetos de implantação de ciclovias, já iniciados ou não, no Município.
Caiado perguntou neste expediente encaminhado, como estão as questões das seguintes ciclovias:
1 – Ciclovia que ligará os bairros do Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande, seguindo ao longo do eixo da Estrada Vereador Alceu de Carvalho, também chamada de Estrada do Rio Morto. A obra foi iniciada em 2016, mas apenas os 1° e os 2° trechos, entre a Orla da Praia da Macumba e a Avenida das Américas foram implantadas, faltando a Prefeitura concluir o 3° trecho, que compõe a maior parte do traçado desta Ciclovia, indo até a Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Grande.
2 – Ciclovia projetada para a Estrada Benvindo Novaes, no Recreio dos Bandeirantes também anunciada pela Prefeitura em gestões passadas.
3 – Ciclovia projetada para a Estrada Velha da Barra da Tijuca, e que ligará o Jardim Oceânico ao Itanhangá.
4 – Ciclovia da região de Pedra de Guaratiba, uma importante demanda da região, projetada para ser implantada no eixo da Estrada da Matriz, ligando a Praça do Rodo, em Pedra de Guaratiba à estação do BRT do Mato Alto.
5 – Ciclovia da Avenida das Américas, pois até a implantação do Corredor BRT Transoeste em 2012, entre o Recreio Shopping e o Terminal Alvorada, e até 2016, entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, havia uma ciclovia em seu canteiro central. Com a construção do novo sistema de transportes nesta avenida, a ciclovia foi removida e não mais se especulou ou cogitou reconstruí-la.
6 – Ciclovias da Avenida Gilberto Amado e da Avenida Fernando Mattos, no Jardim Oceânico. A Prefeitura realizou recentemente uma importante obra de ciclovia, construindo o trecho São Conrado – Barra da Tijuca, utilizando a estrutura já existente do Elevado das Bandeiras. Esta ciclovia se conecta a ciclovia da Orla da Barra da Tijuca na altura da Avenida Gilberto Amado, e a antiga Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), na gestão passada, projetou um sistema cicloviário no Jardim Oceânico, cujas maiores intervenções seriam a implantação das ciclovias da Avenida Gilberto Amado e da Avenida Fernando Mattos, interligando as ciclovias São Conrado – Barra da Tijuca e da Orla da Barra da Tijuca à Praça do Pomar e a estação do metrô do Jardim Oceânico.
O Requerimento de Informações é um instrumento legislativo que o Vereador pode encaminhar aos órgãos municipais, e há, pela Lei Orgânica do Município, a obrigação da resposta ser enviada a Câmara Municipal num prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
Leia documento: