Acompanhando a Transoeste
O vereador Carlo Caiado, que presidiu a Comissão Especial Transoeste/Transcarioca na Câmara Municipal, em 2010, continua acompanhando as obras. Em reportagem do jornal O Globo, no último domingo, o secretário municipal de Obras falou sobre a abertura dos túneis e que as escavações devem estar concluídas até o fim de março. Entretanto, o vereador Caiado reafirma a importância de se discutir a instalação de um terminal no Jardim Oceânico, ligando o metrô ao BRT. “Tenho conversado, há bastante tempo, com as associações de moradores e todos são unânimes, solicitando que a interseção do corredor com o metrô seja feita no Terminal Alvorada. Este foi um pedido que fiz pessoalmente ao secretário, em audiência pública na Câmara. Neste ano de 2011, vamos continuar lutando para que os moradores sejam ouvidos e atendidos” – explicou Caiado.
Acesso à praia de Grumari é reaberto
Desde as chuvas de abril, os moradores do Recreio ficaram sem acesso à praia de Grumari via Prainha, pela Av. Estrada da Guanabara. Desde então, o vereador Caiado vem acompanhando as longas obras de recuperação e cobrou mais rapidez nos serviços, por causa do início do verão.
Caiado comemora a reabertura da Av. Estrada da Guanabara: “é importante termos todos os acessos liberados para os moradores e turistas poderem desfrutar de uma das mais belas paisagens de nossa cidade”.
Passagem de Comando no 31° BPM
Caiado esteve no 31° Batalhão da Polícia Militar para a passagem de comando, ocorrida no dia 27 de dezembro passado. “Nossa região é muito grande e conta com poucos policiais, mas temos sorte de termos tido sempre bons comandantes, atuantes e parceiros da comunidade. Por isso, a importância de agradecer ao Tenente Coronel Couto por tudo o que ele fez nesses nove meses, e dar as boas vindas ao Tenente Coronel Gaspar”, frisou o vereador.
Praça Miguel Osório: abandono e escuridão
Os moradores do entorno da Praça Miguel Osório e seus frequentadores vêm sofrendo, desde dezembro, com a total escuridão do espaço de lazer, além da falta de manutenção dos equipamentos e brinquedos.
No fim do ano passado, o vereador Caiado encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Conservação solicitando providências tanto para a iluminação quanto para manutenção da praça.Caiado está acompanhando e continuará cobrando, para que a Prefeitura retome a situação de normalidade, com a recuperação dos equipamentos e brinquedos e, principalmente, com o reparo da iluminação, por se tratar de uma questão de segurança para os moradores e frequentadores.
Vazamentos de esgoto: mais um ano sem solução
Embora estejam sendo realizadas obras de saneamento no bairro — uma permanente reivindicação dos moradores —, o sistema de coleta de esgoto apresenta inúmeros problemas, desde 2008.
Com o fim do ano de 2010, completamos a triste marca de três anos de vazamentos de esgoto no Recreio dos Bandeirantes. A Cedae ainda não conseguiu fazer o sistema funcionar perfeitamente, e os vazamentos são constantes e repetitivos. Terminamos o ano com vazamentos na Rua Roberval Cordeiro de Farias e na Estrada Benvindo de Novaes, assim como foi em 2009 e 2008.
O problema foi levado ao Ministério Público, ainda em 2008, e o procedimento investigatório tem caminhado a passos lentos. No início de janeiro, o vereador Caiado reiterou o pedido de audiência com a promotora que cuida do caso. Caiado não abre mão de ter uma solução para o problema, que afeta todo o bairro e o Canal das Taxas.
Pontes de pedestres precisam ser trocadas
A travessia sobre as pontes de madeira do Canal das Taxas está ficando perigosa. Devido à falta de manutenção constante existem madeiras soltas e frouxas, que fazem com que o guarda corpo não fique firme.
Os serviços de manutenção existentes hoje são meros paliativos, com consertos simples apenas da madeira. Nas fotos é possível ver os reparos provisórios, que aconteceram no final do ano passado, após solicitação do vereador.
Não satisfeito com os serviços, Caiado solicitou à Secretaria Municipal de Conservação a reformulação total das pontes ou uma possível substituição.