Há anos os moradores de Guaratiba sofrem com o problema de distribuição de água na região. Para tentar resolver este problema, que se iniciou ainda em 2012, o Vereador Carlo Caiado encaminhou ofício ao Vice-governador, Cláudio Castro e ao diretor presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), Hélio Cabral Moreira, solicitando atenção para o problema, que tem causado grandes transtornos aos moradores.
A luta iniciada em 2012, pelo Vereador e um grupo de moradores chamado “Água Legal para Guaratiba”, resultou em várias obras prometidas e não realizadas. O grupo realizou uma força-tarefa que resultou num abaixo assinado com mais de 6000 mil, entregue ao então diretor da CEDAE Alcione Duarte. Dois anos depois, foram iniciadas obras de melhorias na Praça Raul Capelo Barroso, com colocação de dutos de passagem da Estrada da Matriz até a D. João VI. Estas obras melhorarem em parte o problema de abastecimento da região, mas não foi suficiente para melhorar o problema em todo o bairro. Foram feitas ainda obras para a construção de quatro reservatórios: Guaratiba I, Guaratiba II, Guaratiba III e Mirante II, que não foram concluídos e para a implantação de 2500 metros de dutos de 400 mm, interliganda a Av. Alto Maranhão até os sub-bairros Jardim Garrido, Capoeira Grande, Catruz e parte da Vila Mar. E mais uma vez, a compra e implantação dos dutos não foi efetiva nem realizada. Em 2017, novas obras foram feitas, porém, não contemplando todos os bairros, permanecendo assim o problema de distribuição de água na região.
“A paralisação das obras dos 4 reservatórios há anos vem comprometendo o abastecimento de água em toda Guaratiba. A CEDAE precisa urgentemente, promover esforços para solucionar esta questão e precisa informar ao grupo “Água Legal para Guaratiba”, como será solucionado e qual o novo cronograma para a entregas de todas as obras de melhorias prometidas pela companhia”, questionou o Vereador.
Acesse abaixo o ofício enviado: