Vereador participa da cerimônia de início das obras do metrô
No último dia 26 de junho, o vereador Carlo Caiado esteve presente na solenidade que marcou o início das obras de abertura do túnel de serviço, na encosta da Pedra do Focinho do Cavalo, no Maciço da Tijuca. O local será aberto na construção da galeria principal, por onde a Linha 4 do metrô vai passar. O trajeto será feito entre a Barra e a Zona Sul.
Durante o evento, alguns moradores protestaram pedindo uma nova linha até a Barra e não a extensão da Linha 1. Eles também são contra a construção de um terminal rodoviário no Jardim Oceânico, junto à estação que será erguida neste bairro.
Atendendo ao pleito dos moradores, Caiado solicitou informações à Secretaria Estadual de Transporte quanto ao cronograma da obra, aos projetos básicos da Estação Jardim Oceânico e ao trecho metroviário entre a Barra e a Gávea.
Condomínio Barramares
O vereador Carlo Caiado esteve no Condomínio Barramares e junto ao síndico e um dos diretores percorreu a Rua Deputado José da Rocha Ribas para ver os problemas que foram deixados após a obra de ligação de esgoto feita à rede da CEDAE.
A obra foi realizada há quase dois anos, deixando o asfalto prejudicado. A administração do condomínio tem tomado medidas paliativas, mas será necessária uma obra na fundação da rua.
Caiado entrou em contado com o responsável pelas obras de saneamento da região, que se comprometeu em atender a solicitação, buscando os responsáveis pela obra.
Conservação de passarelas
Conforme noticiado no Diário da Barra de março passado, graças ao empenho do vereador Carlo Caiado junto à Prefeitura, os moradores da Barra conseguiram a recuperação estrutural da passarela da Avenida Ministro Ivan Lins. A passagem, que estava em péssimo estado de conservação e é utilizada por centenas de pessoas diariamente, está sendo recuperada.
No entanto, a falta de conservação ainda coloca em risco quem trafega a pé pela Ponte Velha da Barra, no Itanhangá. O vereador Caiado vai enviar um novo ofício à Prefeitura solicitando que essa obra seja feita o mais breve possível.
Bombeiro recebe moção
Pelos serviços prestados com qualidade, responsabilidade e cunho social junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o major Rodrigo André de Oliveira Bastos foi homenageado pelo vereador Carlo Caiado com uma Moção de Aplauso e Reconhecimento, entregue pelo assessor Marcus Balestieri.
O major participou de missões de resgate das vítimas de enchentes no município de Duque de Caxias e nos deslizamentos na Praia do Bananal, em Angra dos Reis e no Morro do Bumba, em Niterói. No começo de 2010, também esteve entre os militares que participaram dos resgates após o terremoto no Haiti.
Reunião discute situação do Joá
O vereador Caiado e presidentes das Associações de Moradores do Joá participaram de uma reunião. Em pauta, a necessidade urgente de se rever a legislação urbanística do bairro, com a conclusão, por parte da SMU, da minuta do projeto do PEU do Joá.
O Projeto de Estruturação Urbana ainda não está concluído, mas deve ser remetido pelo Prefeito à Câmara ainda este ano. De forma geral, ele modifica os usos na região, sem intensificar o adensamento, alterar radicalmente o gabarito ou os zoneamentos do bairro.
O Joá tem sofrido nos últimos anos um acelerado esvaziamento populacional, sobretudo na Estrada do Joá, fruto principalmente de problemas relativos à segurança. As áreas onde há condomínios fechados não têm passado tanto por este problema, mas as casas com testada para a Estrada do Joá, grandes e em terrenos maiores ainda, em muitos casos, estão abandonadas e perdendo valor pelo fato de não encontrar quem as alugue ou compre.
Há também a questão da favelização em determinados locais do bairro. Alguns moradores denunciam o crescimento de casas na estrada do Joá, sentido São Conrado – Barra.
Na reunião, Caiado se comprometeu em levar a Comissão de Moradores em Audiência com o Secretário de Urbanismo ainda este mês, de forma a discutir o assunto e pressioná-lo pelo envio da minuta à Câmara. Caiado também se comprometeu a posteriormente intensificar as negociações junto aos demais vereadores, buscando a aprovação do PEU do Joá.
Reunião Vila do Pan
O vereador Caiado esteve com o secretário de Obras para tratar de problemas relativos à Vila Pan Americana. As obras da Estação de Tratamento do Arroio Fundo deviam ter terminado em março de 2009, mas o rio continua poluído e por vezes leva mau cheiro ao condomínio.
Na parte de trás do conjunto residencial há uma rua, que foi construída pela construtora Agenco e doada para a Prefeitura. A rua não foi feita com estacas, como todas as outras e, devido ao terreno arenoso, está afundando a cada dia.
O secretário disse que irá tentar solucionar o problema. Ele acredita que a construtora deve ser acionada pela rua construída sem estacamento, tal qual o restante do condomínio.
Delegacia de Homicídios
A localização da Delegacia de Homicídios vem incomodando os moradores da Barra. Após os últimos fatos, envolvendo o ex-goleiro do Flamengo, Bruno, o local foi tomado pela imprensa, advogados e curiosos, atrapalhando a rotina de quem vive por ali.
Após diversas reivindicações de moradores, o vereador Caiado solicitou a mudança da delegacia, e que o local seja transformado em uma escola ou área pública.
Postes deteriorados
Como vem sendo noticiado nos jornais, a maresia tem sido mais rápida que as equipes de conservação da Prefeitura e vários postes de iluminação pública estão enferrujados ou danificados, alguns até com vergalhões à mostra. O mesmo acontece com os bancos de concreto no calçadão e as bases de ferro dos aparelhos Cuca Fresca.
Desde maio passado, o vereador Carlo Caiado enviou ofício à Seconserva pedindo a manutenção. No viaduto de aceso ao Túnel do Joá, alguns postes caíram ou foram retirados com a base corroída, um risco para os motoristas que por ali trafegam.