Com o objetivo de divulgar e ampliar o acesso à cultura, a Prefeitura do Rio deverá reunir em um único site toda a programação cultural prevista na cidade. É o que determina a Lei nº 7.089/2021, sancionada na última quarta-feira (27/10), que institui o Calendário Cultural no município, de autoria do vereador Carlo Caiado, e outros parlamentares.
Segundo a lei, ficarão reunidas no site as informações de programação dos equipamentos culturais do município. A Prefeitura também deverá incentivar o uso da plataforma pela rede cultural privada. Caberá à Secretaria Municipal de Cultura atualizar o calendário periodicamente, sempre que houver novos eventos programados ou alterações a serem feitas. De acordo com o texto, o Poder Executivo poderá criar um aplicativo próprio para a divulgação do Calendário Cultural, ou aproveitar a estrutura de um aplicativo já existente, de modo a potencializar o alcance da iniciativa.
O vereador Caiado, afirma que esta é uma demanda dos produtores culturais cariocas, que se queixam da falta de publicização das dezenas de eventos que ocorrem diariamente no Rio de Janeiro.
“Vale lembrar que o setor cultural carioca desempenha papel fundamental na geração de emprego e renda e, apesar de ser um dos mais afetados pela pandemia, terá papel importante na reconstrução do Rio”, afirma Caiado.
Também assinam a lei os vereadores César Maia, Tarcísio Motta, Luciano Medeiros e Dr. Carlos Eduardo.