Luta antiga do Deputado Estadual Carlo Caiado, moradores, associações e empresários, o Programa Segurança Presente enfim chega à Barra da Tijuca para atuar nas principais manchas criminais da região.
Os outros bairros, por exemplo, como Recreio dos Bandeirantes e Vargens, receberão uma maior atenção do 31º Batalhão da Polícia Militar, tendo em vista que o Programa Segurança Presente entra em determinadas áreas, liberando o efetivo do Batalhão para outras localidades, ampliando a sensação de segurança em toda a região.
Além de policiamento, que será feito com bicicletas, motos e automóveis, a equipe do Segurança Presente será composta por assistente social e profissionais do Corpo de Bombeiros.
Desde 2015, quando foi implantado o Lapa Presente, Caiado vinha buscando junto ao governo alternativas para que a região, incluindo os bairros do Recreio e Vargens fossem beneficiadas com Programa. O sucesso do Segurança Presente tem sido visível com os resultados apresentados. Há bairros que tiveram o índice de criminalidade, como assalto a pedestres zerado.
Em 2017, Caiado conseguiu aprovar emenda legislativa ao Fundo Especial de Ordem Pública, autorizando a Prefeitura a destinar 30% da arrecadação do Fundo a Projetos de Segurança na Cidade, entre eles, o Segurança Presente.
“A chegada do Programa Segurança Presente à Barra da Tijuca é uma conquista importante para os moradores. Graças a esforços conjuntos, principalmente da parceria importante de empresários”, destaca Caiado.
Recursos federais para investir em Segurança
Grande defensor da expansão do Programa Segurança Presente para todo o Rio, Caiado vem trabalhando por recursos junto ao Governo Federal para a ampliação do Programa nos bairros. “Este programa vem apresentando apresenta excelentes resultados em todos os locais implantados. É grande a redução dos índices de roubo e a prisão de foragidos da Justiça, por exemplo. O Rio como um todo precisa ser contemplado com mais segurança”, ressalta Caiado.