Praça Nossa Senhora da Paz começa a receber obras do metrô
Foi só a campanha eleitoral chegar ao fim para que a Praça Nossa Senhora da Paz começasse a receber os canteiros de obras do metrô, com a instalação de tapumes. A Prefeitura e o Governo do Estado não atenderam às solicitações dos moradores, que pediam a preservação da praça.
A população se mobilizou: foram realizadas diversas manifestações, protestos e cerca de 25 mil assinaturas foram colhidas em um abaixo-assinado pela preservação da praça. Houve também um grande apoio das pessoas quanto à aprovação do Projeto de Lei 367/2009 de autoria do vereadorCarlo Caiado, que tomba a Nossa Senhora da Paz e que garantiria a preservação por lei. Só que, apesar de aprovado pela Câmara, o projeto de Caiado foi vetado pelo prefeito.
Além disso, o PSI – Projeto de Segurança de Ipanema, que sempre teve o apoio do vereador Caiado, conseguiu uma liminar na Justiça embargando as obras na Nossa Senhora da Paz. Mas, infelizmente a decisão foi derrubada. O Governo do Estado conseguiu suspender a liminar.
A praça continua tombada por um decreto do ex-prefeito Cesar Maia, mas, por conta das obras, a expectativa é a de que o mesmo deverá ser revogado em breve. “A população não é contra o metrô e sim contra a forma como as estações serão construídas, destruindo o espaço de lazer mais importante de Ipanema. O metrô possui tecnologia suficiente para construir estações do lado de fora da praça, sem que seja necessário fechar o espaço e derrubar mais de cem árvores centenárias” – afirmou o vereador.
Câmara aprova tombamento do Centro Hípico do Exército
O Projeto de Lei 1078/2011 de autoria do vereador Carlo Caiado foi votado e aprovado no último dia 24/10 na Câmara Municipal do Rio. De acordo com o PL fica tombado, por interesse histórico, o Centro Hípico do Exército.
O local, que estava ameaçado por conta das obras no entorno do Maracanã, é parte da herança imperial brasileira, juntamente com outros bens do patrimônio histórico existentes no bairro “imperial” de São Cristóvão. Atualmente, o Centro Hípico, parte integrante do 2º Regimento de Cavalaria de Guardas, recebe militares da ativa e da reserva da Guarnição do Rio de Janeiro, possibilitando a prática dos esportes equestres e a realização da equoterapia, em que crianças com deficiência têm contato com os animais, melhorando o seu desenvolvimento.
Para o vereador Carlo Caiado, o Centro Hípico também pode servir à cidade no quesito segurança. “Muitos estudos mostram que a polícia montada é de grande importância para o município durante grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Sendo assim, o Centro Hípico poderia servir de base para este regimento, estando mais próximo dos locais de competição, como o Maracanã, por exemplo” – afirmou.
Luta pela preservação da Escola Municipal Friedenreich
O Governo do Estado anunciou, no fim de outubro, que as obras no entorno do Maracanã, para a Copa de 2014, incluem a demolição da Escola Municipal Friedenreich. A notícia deixou pais, alunos e professores apreensivos, visto que nenhum comunicado foi feito oficialmente.
A escola é a quarta melhor do Estado do Rio e a décima melhor no ranking nacional do Ideb. Por essas características, o vereador Carlo Caiado apresentou o Projeto de Lei 469, em 2009, que prevê o seu tombamento.
Caiado se reuniu, no último dia 31, com pais de alunos para conversar sobre o problema e solicitou uma audiência com a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin. O vereador também encaminhou um Requerimento de Informações à Prefeitura questionando a demolição da escola e se há algum plano para realocar os alunos e professores.
Carl Ehlers e Márcia Fernandes da Silva, que são pais de dois alunos da escola, estiveram na reunião com o vereador. Eles disseram que enviaram uma carta para a área de educação da ONU e da Unicef informando a situação da Escola Friedenreich. Eles também levaram a questão ao Ministério Público. “A nossa preocupação não é só com a escola, mas com a manutenção da qualidade do ensino, que é reconhecido em todo o país. Não queremos que a escola seja demolida, mas caso isso aconteça, queremos a garantia de que outra será construída” – afirmou Carl.
A comissão de pais de alunos criou um abaixo-assinado pela preservação da escola. O documento já conta com mais de três mil assinaturas.
Caiado participa de Audiências Públicas na Câmara
Estão sendo realizadas, no plenário da Câmara Municipal audiências públicas que estão discutindo o Orçamento do município do Rio de 2012/2013. O vereador Carlo Caiado tem estado presente, questionando os secretários quanto a diversos assuntos de interesse da população.
Um dos temas foi o sério problema do trânsito de Santa Cruz e Campo Grande. A organização das linhas alimentadoras do BRT em Guaratiba também foi abordada. Caiado reforçou a importância do transporte público para atender os usuários do sistema. A extensão da Linha 4 do metrô ao Terminal Alvorada foi outro assunto destacado. Esta vem sendo uma das maiores lutas do vereador desde a apresentação do projeto.
Agradecendo os votos
O vereador Carlo Caiado tem visitado diversos bairros e comunidades para agradecer os votos nessa eleição. Nessas agendas, ele continua recebendo o apoio e o carinho das pessoas. “Essas pessoas me deram a oportunidade de continuar o meu trabalho, que sempre foi em busca de melhorias para a cidade, como um todo” – afirmou o vereador.