SANEAMENTO BÁSICO: IMPORTANTE VITÓRIA
Na condição de membro da Comissão de Saneamento da Câmara Municipal, o vereador Carlo Caiado (DEM/RJ) tem se empenhado, desde o seu primeiro mandato, quanto à questão do saneamento básico na região do Recreio. Desde 2007, foram realizadas diversas audiências públicas com a participação da Cedae, reuniões com as Associações de Moradores do Recreio e com moradores da Subzona A17, além de vistorias às obras.
Na audiência pública realizada em 23/05/2007, no auditório do Recreio Shopping, ocasião em que se formou uma comissão de moradores e representantes de diversas Associações, foi tratado pela primeira vez e solicitado à Cedae um projeto de saneamento que contemplasse a Subzona A17 e, consequentemente, todo o lado direito da Av. das Américas, sentido Grota Funda. A Cedae informou, na época, que não tinha sequer um esboço do que seria feito nessa parte do Recreio.
Após quase três anos sofrendo com os muitos problemas decorrentes da falta de saneamento, os moradores podem começar a comemorar uma vitória: a constante cobrança à Cedae, feita pelos moradores, pelas Comissões, pelas Associações de Moradores e pelo vereador Carlo Caiado deu resultado. No último dia 23/03, a companhia de água e esgotos apresentou aos moradores que participaram da reunião organizada pela AMORE, o projeto do esgotamento da Sub-zona A17.
O projeto apresentado incorpora uma elevatória, que bombeará o esgoto para a grande elevatória da Av. Gláucio Gil e, em seguida, para a Estação de Tratamento da Av. Ayrton Senna.
Outra grande conquista foi o anúncio do término da reforma de 11 pequenas elevatórias, que bombeiam o esgoto de diversas ruas para a estação da Av. Gláucio Gil. Como elas estavam com problemas, acarretavam em vazamentos de esgoto. O assunto tem sido tema de denúncias do vereador Caiado ao Ministério Público Estadual, desde 2008. Esses vazamentos causavam mais poluição ao Canal das Taxas, que recebia todo o esgoto.
Esperamos agora que terminem os vazamentos, que levavam mau cheiro e poluição ao bairro. Vamos continuar fiscalizando.
RUA CEL. JOÃO OLINTHO
O gabinete do vereador Carlo Caiado tem recebido diversas reclamações de moradores que estão incomodados com o trânsito e a desordem na Rua Cel. João Olintho, nas proximidades da esquina com a Av. Gláucio Gil. Isso porque a instalação de um novo colégio aumentou demais o fluxo e o estacionamento de veículos na rua.
Buscando amenizar o impacto do novo estabelecimento, o vereador Caiado propôs a Cet-Rio um estudo para a implantação de sentido de mão única na Rua Cel. João Olintho, entre a Av. Gláucio Gil e Rua Crispim Laranjeiras.
DELEGACIA DO RECREIO
Nos próximos meses, os moradores do Recreio poderão contar com mais segurança no bairro. A Delegacia Legal do Recreio está quase pronta, as obras já estão avançadas, conforme a foto abaixo, tirada no último dia 11/03. O vereador Caiado, que apóia o projeto desde o seu princípio, espera que a nova unidade comece a funcionar o mais rápido possível.
AJUDA À SUB-ZONA A-17
Moradores da Sub-zona A-17 pediram a ajuda do vereador Carlo Caiado por conta das inundações na região. Segundo eles, a água da chuva acumulada invade as casas na rua Claude Monet, espalha-se pela Dr. Crespo e entra no Clube de Tênis. Já a água que desce da Av. das Américas pela rua Helena Manela forma uma imensa lagoa na rua Ernesto Pinheiro, segue pela rua Omar Bandeira Ramidan inundando a Eucaliptos e a esquina da Dr. Crespo.
A Associação também afirma que isso faz com que o esgoto transborde e invada as residências.
Visando ajudar a comunidade, o vereador Caiado preparou um requerimento de informações à Secretaria Municipal de Obras e pretende formalizar uma denúncia ao Ministério Público cobrando a solução do problema.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
O vereador Carlo Caiado tem dedicado grande atenção a outro grave problema que afeta o bairro: a falta de iluminação das ruas, pois, a atual administração municipal não apenas não foi capaz de realizar uma conservação eficiente, como abandonou a política de implantação de novos pontos de luz na região.
Foi encaminhado um ofício à Rioluz cobrando melhorias, visto que a iluminação envolve também a questão de conforto e de segurança para os moradores.