Câmara de Vereadores aprova o fechamento de varandas
A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Complementar 10-A/2005, de autoria do Vereador Carlo Caiado e outros, que permite o fechamento de varandas por dispositivos retráteis, transparentes e translúcidos.
A aprovação desse projeto é uma luta empenhada por Caiado desde o seu primeiro mandato, quando foi acionado por moradores para que modi?casse a legislação, permitindo o fechamento de varandas, de forma padronizada, a ?m de proteger a área de intempéries climáticas e até mesmo por medidas de segurança.
Foram anos de discussões na Câmara de Vereadores, onde Caiado intermediou audiências públicas e debates com a participação de representantes da Prefeitura, órgãos da área de Urbanismo e a sociedade civil, representada por associações de moradores, para que o projeto atendesse a todos os requisitos de legalidade.
O projeto aprovado representa uma vitória para os proprietários de imóveis, que poderão optar pelo fechamento de varandas, de forma padronizada. Um passo importante foi dado para o direito de fechar sua varanda. A expectativa, agora, é que o Prefeito sancione o projeto, para que efetivamente ele passe a vigorar.
Obras de ampliação da rede de abastecimento de água estão atrasadas
Um dos grandes problemas do Recreio dos Bandeirantes tem sido a falta de água, principalmente no verão. A CEDAE está realizando obras, desde 2012, para ampliar e melhorar a rede de abastecimento de água, entretanto, tudo indica que o bairro sofrerá desse problema por mais tempo. As obras estão atrasadas e não vão terminar dentro do previsto, que era para 2014.
Ciente do problema, o Vereador Carlo Caiado encaminhou 3 ofícios (semelhantes) ao Governador do Estado, ao Presidente da Companhia da CEDAE e ao Presidente da Comissão de Obras Públicas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, com diversas indagações sobre as obras de ampliação da distribuição de água na região da Baixada de Jacarepaguá, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande e Recreio dos Bandeirantes.
Caiado, que é presidente da Comissão Especial de Saneamento da Zona Oeste, solicitou informações detalhadas do andamento das obras que visa acabar com o grave problema do abastecimento de água na região. O Vereador questionou também qual o percentual de obras já realizadas, a serem concluídas e se as que já estão prontas até o momento vão melhorar, de imediato, o abastecimento de água.
Vereador quer melhoria na iluminação da orla
A orla é um local de grande beleza natural, de prática de dezenas de esportes, de lazer e de interação, seja de dia ou à noite. Podemos ver a alta frequência na orla durante a noite em diversos bairros da cidade, principalmente na Zona Sul, porém no Recreio, a realidade é bem diferente. Devido a pouca iluminação, muitos moradores ainda se sentem inibidos a desfrutar de tudo que a orla pode oferecer.
Em uma pequena caminhada pela orla do Recreio, o Vereador Carlo Caiado encontrou postes sem luminárias e holofotes, devido a falha na manutenção. “No final de 2012, a Prefeitura reforçou a iluminação em Copacabana, ou seja, melhorou o que já era bom. Vamos continuar cobrando que o Recreio receba novos refletores, lâmpadas mais potentes e que a manutenção seja mais frequente. Muitos moradores me relatam que deixam de usufruir da orla durante noite devido a escuridão”, afirma Caiado.
Transporte: As linhas 360 e 361 recebem novos ônibus e Vereador cobra melhorias para as linhas 315, 2329 e 2333
Após muitas reclamações e cobranças dos moradores, a Prefeitura passou o controle das linhas 360 e 361, Recreio-Castelo (Zsul) e Recreio-Castelo (via linha amarela), respectivamente, para o grupo Redentor. A empresa está operando com ônibus novos e todos com ar-condicionado.
Desde março de 2013, o Vereador Carlo Caiado vem cobrando melhorias nessas linhas, já que o ônibus estava em estado precário e sem regularidade de horário. A linha 361 ficou até sem circular, por falta de ônibus.
Ciente de que isso ainda não é suficiente para atender aos moradores do Recreio, o Vereador Caiado reiterou suas cobranças de melhoria para as linhas de frescão, 2329 e 2333, além de cobrar posicionamento da Prefeitura sobre a solicitação de implantação de uma nova linha de frescão, via Linha Amarela.
Caiado também quer melhorias na linha 315, que está sendo operada por duas empresas, mas os ônibus não estão com a manutenção em dia e não operam com regularidade de horários. “As linhas 360 e 361 voltando a operar de forma normal através de novos ônibus com ar, vão melhorar a mobilidade urbana para os moradores do Recreio, principalmente a ligação Recreio-Centro. Mas os frescões ainda estão em estado precário e sempre lotados, isso tem que acabar. A linha 315 também deixa a desejar e nenhum ônibus tem ar “, – ressaltou Caiado.
Segurança Pública: O 31º BPM apresenta detalhamento para os novos 130 policiais.
O Vereador Carlo Caiado tem acompanhado atentamente os problemas de segurança pública em nosso bairro. Desde o ano passado ele vem cobrando um aumento do efetivo de policiais no batalhão da região. Caiado tem participado de reuniões e esteve presente nas manifestações, organizadas por moradores, solicitando mais segurança.
O aumento no índice de criminalidade na região e a necessidade de aumento no efetivo foram relatados por Caiado ao Secretário de Segurança Pública, em dois ofícios enviados no final do ano passado e no início desse ano. Durante o Fórum de Segurança, ocorrido mês passado, Caiado comemorou, junto aos moradores, o anúncio de mais 130 policiais, feito pelo Secretário de Segurança.
Os novos policiais estão chegando ao 31º BPM desde o final de abril e em junho somarão mais 130 policiais, totalizando um aumento de 37% do efetivo do Batalhão. Entretanto, o secretário de Segurança, José Beltrame, admitiu que ainda não é suficiente e informou que um novo concurso será realizado para a contratação de mais policiais.
O Comandante do 31º BPM detalhou como serão distribuídos os novos 130 policiais. No final de abril chegaram 10 policiais, 5 deles substituíram policiais de licença, 4 deles foram direcionados para ocupar o antigo posto da PM na Avenida Ayrton Senna, em frente a Cidade da Música e 1 policial foi designado para fazer a custódia de presos no Hospital Lourenço Jorge.
No dia 12/05, chegaram mais 46 homens. Sendo 12 desses destinados a operações diárias de blitz, baseamento fixo e patrulhamento na Avenida das Américas, entre o Recreio Shopping e o novo túnel da Transoeste, incluindo também a serra da Grota Funda e a Avenida Vereador Alceu de Carvalho (Rio Morto). Outros 8 homens estão destinados ao patrulhamento na Avenida Via Parque, compreendendo toda a área atrás do Barrashopping, Casa Shopping, O2 e Via Parque. Também serão destinados 16 policiais para patrulhamento a pé em toda a região, sendo 6 destes somente para o Jardim Oceânico. E, o Morro do Banco, comunidade crítica na região, que está tomada pelo tráfico de drogas, receberá 10 homens para o patrulhamento.
Até o final de junho, o 31º BPM receberá mais 74 policiais e já há um planejamento aguardando eles. Serão colocadas mais 4 viaturas nas ruas, utilizando 32 homens, que serão divididos em uma viatura para Vargem Grande e Vargem Pequena, uma para o Recreio, uma para a Orla e outra para a Barra. Outros 36 homens serão destinados exclusivamente ao trabalho policial no Morro do Banco, o objetivo é resolver o problema no local. E o setor de inteligência no 31º BPM receberá mais 6 homens.
O Comandante também informou que solicitou mais 8 viaturas, sendo 2 Renault Duster e 6 Volkswagen Voyage, além de mais 6 motos.
Importante lembrar que a Policia Militar trabalha em turnos de 24 por 72 horas, sendo 24 horas trabalhadas e 72 horas de descanso, por isso são necessários 12 homens para termos uma viatura, com 3 homens, trabalhando 24 horas por dia, por exemplo.