Através de Emenda Indicativa, o Vereador Carlo Caiado sugeriu à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através da Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SMAC), Obras (SMO) e a Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas), um estudo de viabilidade para a construção de recifes artificiais nas praias de Copacabana e da Macumba, de forma a permitir a geração de ondas para a prática de surfe.
A construção dos recifes, além de atender aos praticantes dessa modalidade de esporte, possibilitará a promoção de eventos e campeonatos de surfe no município, que notadamente, são geradores de emprego e incrementam o turismo no Rio de Janeiro.
Caiado justificou a apresentação da Indicação Legislativa no intuito de provocar os estudos por parte da SMAC, SMO e Rio-Águas, visando no futuro a possibilidade de execução no município, de um projeto semelhante ao que a Prefeitura do Município de Maricá apresentou recentemente e que já se encontra na fase de licitação.
A estrutura a ser implantada em Maricá, e que poderia ser testada no Rio, visa gerar ondulações perfeitas, “quebrando” para os dois lados, com 50 metros de extensão em cada sentido.
O projeto da Prefeitura de Maricá possibilitará também a criação de uma zona de mar mais calmo, junto à praia, visto que a bancada artificial é composta por uma placa metálica côncava, com formato semelhante à de um casco de tartaruga, com 86 metros de comprimento, 64 metros de largura e 2,5 metros de altura na parte mais alta, fazendo com que as ondas “quebrem” mais longe da praia e trazendo menos riscos aos banhistas.
Confira a Indicação Legislativa: