Após solicitação do Vereador Carlo Caiado, feita em plenário e através de ofício, a Prefeitura do Rio, deu início à retirada de gigogas da Lagoinha do Parque Chico Mendes, no Recreio. A primeira máquina chegou no domingo, iniciando o processo nesta segunda-feira. Logo pela manhã, Caiado acompanhou o início da remoção das gigogas.
A infestação de mosquitos na região gerou uma grande mobilização dos moradores e das associações do bairro. A retirada das gigogas é fundamental para combater a infestação de mosquitos, intervenção solicitada por Caiado durante a audiência pública sobre o saneamento do Recreio, realizada em junho deste ano, na Câmara de Vereadores, através da Comissão Especial de Saneamento
Assista aqui o pronunciamento de Caiado em Plenário.
“A nossa luta por melhorias no saneamento da região continua constante. É preciso atenção primordial na causa do problema, principalmente, evitando o despejo in natura de esgoto no Canal e Lagoinha das Taxas. Os moradores não aguentam mais conviver com tantos mosquitos, resultado da proliferação de gigogas que crescem em virtude do esgoto despejado dos canais e rios. A situação virou um problema de calamidade pública. Os serviços de retirada das gigogas precisam ser permanentes e serem feito também, no Canal de Sernambetiba (Rio Morto) e no Canal das Taxas, no trecho de Barra Bonita”, destaca Caiado.