O Governo do Estado está licitando a substituição da ecobarreira da Lagoa da Tijuca e a instalação de outras quatro no Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Esta ação é em virtude das cobranças em audiências públicas com a participação de inúmeros órgãos governamentais, moradores e associações.
As ecobarreiras são estruturas ecológicas que impedem que o lixo e as gigogas, plantas que se alimentam de esgoto, cheguem às praias.
A luta pela despoluição dos corpos hídricos na Zona Oeste do Rio é um grande desafio. Desde que entrou na vida pública, ainda como Vereador da Cidade, Carlo Caiado tem estado atento às questões ligadas ao saneamento e meio ambiente. Por anos, presidiu a Comissão Espacial de Saneamento da Câmara de Vereadores do Rio, de onde realizou inúmeras audiências públicas com a participação do governo e da sociedade civil para discutir sobre o tema.
Os outros locais que receberão as ecobarreiras são: Rio Anil, o Arroio Fundo, o Arroio Pavuna e o Rio Pavuninha. Elas devem ser implantadas até o fim do ano.
“Temos grandes desafios pela frente e aqui parabenizo a todos os envolvidos nessa causa importante. Temos muita caminhada e quanto mais agentes envolvidos, melhor será para o meio ambiente. A situação é alarmante, e é fundamental a conscientização de todos nesse papel”, enfatiza Caiado.
A luta pela despoluição das lagoas da região foi destaque no Jornal o Globo Barra.