A Câmara do Rio recebeu o selo de certificação Diamante, que indica um alto nível de transparência do seu site institucional. A Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) divulgou recentemente seu Radar Nacional de Transparência Pública, que avalia portais de órgãos públicos de todo o País. No Rio, o parlamento carioca foi a única instituição entre 188 analisadas a atingir índice mais alto, com cumprimento de 95% dos critérios adotados.
Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado destacou que a conquista da certificação é fruto do processo de reformulação que a atual Mesa Diretora realizou na área de comunicação e transparência. “Esse foi um compromisso da nossa gestão desde o primeiro dia. Reformulamos nosso site, nosso portal, e seguimos trabalhando constantemente para evoluir em comunicação, transparência e tecnologia”, afirmou.
Ao todo, o Radar Nacional de Transparência Pública avaliou 188 órgãos no Rio de Janeiro e mais de 170 atingiram índices Básico ou Intermediário. Somente oito ficaram no grupo de maiores notas, de prata, ouro e diamante. O Radar leva em conta critérios como a disponibilização de dados abertos e acessíveis, facilidade de acesso, detalhamento das informações, entre outros.