No último dia 27, o vereador Carlo Caiado participou de uma reunião com moradores e síndicos de condomínios da Barra para falar sobre o fechamento de varandas. A Prefeitura vem cobrando taxas altíssimas de quem se utiliza de vidros para proteger sua varanda, ação que sempre foi muito criticada por Caiado. Ele é o autor de um Projeto de Lei Complementar que permite o fechamento por dispositivo retrátil desde que haja a concordância do condomínio e não represente aumento da área do imóvel. Além disso, caso o PLC de Caiado seja aprovado, não haverá qualquer cobrança adicional, visto que o morador já paga o IPTU.
Os moradores, ainda com muitas dúvidas quanto ao projeto, e muito revoltados quanto às cobranças, receberam o vereador com grande atenção e apoiaram a aprovação do PLC. Eles estão apoiando o movimento para que o projeto seja votado o mais rápido possível e se comprometeram a cobrar dos demais vereadores.
Caiado informou que o projeto será colocado em votação ainda este ano e está conversando com o prefeito para que o mesmo apoie e sancione. O vereador disse ainda que a regularização das varandas tem sido um tema tão sério e recorrente, que já chegou à Justiça. No mês de junho o PLC de Caiado embasou uma decisão judicial favorável. Uma moradora da Zona Sul entrou na Justiça na tentativa de regularizar o fechamento de sua varanda e o Judiciário reconheceu o direito dos proprietários. Os moradores ainda têm o processo pela frente, mas a discussão aponta para a importância de se aprovar o PLC 10 A/2005.