Por iniciativa do vereador Carlo Caiado, a atriz Luciana Coutinho recebeu, no Plenário Teotônio Villela, da Câmara Municipal, a Medalha Pedro Ernesto (a maior comenda da Câmara Municipal do Rio de Janeiro). A decisão decorreu dos relevantes serviços prestados por ela à cultura da cidade, no teatro e na televisão mas, principalmente, pela sua ação social, através do Espaço Cultural Luciana Coutinho (ECLC).
Neste Espaço, criado em 2002, são desenvolvidos projetos educacionais para jovens carentes, voltados para as artes cênicas, através de oficinas que abrangem cursos de teatro, interpretação, leitura, além dos fundamentos das carreiras de modelo e manequim. Em cinco anos de existência, o ECLC, localizado no Recreio Shopping, já formou cerca de 500 jovens. A carreira da artista também é marcada por participações em programas humorísticos da TV Globo, além de peças teatrais, em maioria voltadas para a criança e adolescente.
Em seu discurso, o vereador Carlo Caiado destacou a competência da homenageada e como seu trabalho deve ser exemplo de vida. Ao agradecer a homenagem, a atriz, muito emocionada, dedicou à família, aos amigos e, principalmente às crianças do ECLC, a decisiva contribuição para seu sucesso como cidadã e profissional.