Vereador é diplomado pelo TRE
Foi realizada no dia 14 desse mês a diplomação dos 51 vereadores eleitos, seus suplentes, do prefeito reeleito e seu novo vice. A cerimônia, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Câmara Municipal durou uma hora e representa a última etapa do processo eleitoral sob a responsabilidade do órgão. A posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores será realizada no dia 1º de janeiro de 2013, também na Câmara.
Vereador luta pela preservação da Escola Friedenreich
O vereador Carlo Caiado participou, no último dia 06, de uma reunião com a secretária municipal de Educação, Claudia Costin sobre a Escola Municipal Friedenreich, ameaçada de demolição por conta das obras no entorno do Maracanã. Também participaram do encontro diversos pais de alunos, que lutam para preservar a escola. Caiado é autor de um Projeto de Lei, apresentado em 2009, que tomba a escola.
A secretária Claudia Costin informou que ficou sabendo da demolição em 2009, mas que ainda não era nada concreto e que havia alternativas. Quando soube que o projeto seria levado adiante, começou a ver medidas para mudar a escola de lugar.
Carolina, mãe de dois alunos na escola, perguntou o que será feito do calendário escolar, já que as aulas retornam em 18 de fevereiro. “O meu medo é não encontrar mais a escola quando voltarmos do período de férias” – disse. Os pais não querem que os alunos saiam até que seja construída uma nova unidade de ensino.
Segundo a secretária, as alternativas são: construir uma nova Friedenreich no terreno da Escola Municipal Orsina ou levar os alunos para a Escola de Veterinária do Exército. Mas esta opção será a última a ser escolhida.
Enquanto a questão não se define, o vereador Caiado tenta mobilizar os demais vereadores a votarem a favor do tombamento. Uma ação, iniciada pelo movimento Meu Rio, com o apoio de pais e alunos também vai tentar pressionar pelo tombamento. Diversas pessoas pretendem acompanhar as sessões na Câmara nos próximos dias.
Royalties no funcionalismo público
O vereador Carlo Caiado encaminhou um Requerimento de Informações à Prefeitura preocupado com o futuro dos funcionários públicos municipais. É que na lei 5300, aprovada na Câmara em 2011, há um artigo que destina um montante recolhido com os royalties ao pagamento de servidores com o Funprevi. Só que agora, como o Rio corre o risco de perder parte dos recursos, os pagamentos também ficam ameaçados. Caiado quer saber como a Prefeitura vai se posicionar e se os servidores serão afetados. O vereador votou contra a lei, por considerar que a mesma pode influenciar negativamente no salário dos funcionários públicos municipais.
Projeto apoiado por Caiado é destaque na imprensa estrangeira
O projeto Praia Para Todos, que promove a acessibilidade à praia a deficientes físicos, foi tema de uma reportagem da revista Soul Brasil Magazine, da Califórnia. A ação é uma iniciativa do Instituto Novo Ser, que recebe o apoio do vereador Carlo Caiado, por meio de indicações ao Orçamento há alguns anos.
Caiado está integrado ao projeto desde o início, visto que o mesmo proporciona a inclusão social, facilitando o acesso ao lazer preferido dos cariocas. O projeto está em sua quinta edição e já foi realizado em diversas praias do Rio.
Vereadores discutem construção de equipamentos olímpicos
Representantes da secretaria municipal de Urbanismo e da Empresa Olímpica Municipal conversaram com os vereadores na Câmara Municipal, no dia 28 do mês passado. O objetivo do encontro foi explicar alguns projetos do Executivo, que serão encaminhados à Casa, quanto à mudanças na legislação urbanística para a construção de equipamentos a serem usados nas Olimpíadas. Uma das questões abordadas foi a retirada de 58 mil hectares do Parque de Marapendi para integrar a construção do campo de golfe.
O vereador Caiado apresentou alguns questionamentos, que, inclusive, foram encaminhados à prefeitura por meio de ofícios. Ele perguntou se o Itanhangá Golf Club não foi considerado para receber o campo olímpico, quais as contrapartidas o empreendedor que fará o investimento terá que apresentar, e se após os jogos o campo de golfe será público. “É preciso analisar a proposta com cuidado, pois há muitos fatores envolvidos, fatores estes que estão diretamente ligados ao futuro da cidade” – disse Caiado.
QG da PM continua ameaçado
O Governo do Estado abriu licitação para demolir o prédio do Quartel-General da Polícia Militar, localizado na Rua Evaristo da Veiga, no Centro do Rio. O prazo para a conclusão da derrubada é o dia 16 de abril.
O vereador Carlo Caiado, autor do Projeto de Lei que tomba o QG, continua na luta por sua preservação. O PL foi votado essa semana na Câmara, mas não foi concluído porque a sessão caiu. “Destruir o QG significa um enorme descaso com a história da nossa cidade. É uma afronta à nossa memória, por isso, vamos continuar tentando a preservação” – disse Caiado.
Orçamento do município será votado esse mês
Os vereadores irão votar, até o fim desse mês de dezembro, o Orçamento da cidade do Rio para o ano de 2013. Todos os anos, os parlamentares apresentam emendas, que são avaliadas em plenário e votadas.
O vereador Caiado explica que as emendas têm como objetivo direcionar à prefeitura onde o dinheiro público deve ser gasto para a realização de melhorias nos mais variados setores da cidade, bem como beneficiar instituições que atuam em prol do Rio no segmento social.
Como vereador atento às necessidades dos bairros e dos cariocas, Caiado apresentou emendas referentes, por exemplo, à urbanização de ruas, à modernização da iluminação pública e à construção de Vilas Olímpicas e creches, entre outras.